Banca de DEFESA: FRANCINETE SOUSA DE OLIVEIRA

DISCENTE: FRANCINETE SOUSA DE OLIVEIRA
DATA: 13/03/2024
LOCAL: Teams

AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA “IN VITRO” DE EXTRATOS VEGETAIS DE BRIÓFITAS CONTRA MICRORGANISMOS DE IMPORTÂNCIA CLÍNICA

Extratos Vegetais; Metabolitos Secundários; Antimicrobianos; Briófitas.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

A busca por alternativas terapeuticas com atividade antimicrobiana, e uma emergencia global a saude humana, ja que a eficacia dos tratamentos disponiveis apresenta reducao, o que contribui para a alta virulencia dessas infeccoes, elevando as taxas de internacoes e a mortalidade. Muito e investigado sobre o efeito dos extratos vegetais no combate ou controle desses microrganismos patogenicos, mas muitas das especies vegetais utilizadas nesses estudos pertencem ao grupo das angiospermas e quando se avalia esse efeito com especies de briofitas essas pesquisas ainda sao escassas no Brasil. Sao plantas com pouca visibilidade por parte da comunidade cientifica e que sao propicias a descoberta de uma variedade de compostos biologicamente ativos como terpenoides, fenois, glicosideos, acidos graxos, dentre outros. Assim, o objetivo geral deste trabalho foi avaliar a atividade antibacteriana do extrato etanolico bruto de Octoblepharum albidum, Groutiella tomentosa, Marchesinia brachiata in vitro contra cepas de Escherichia coli, Klebsiella pneumoniae, Pseudomonas aeruginosa e Staphylococcus aureus. Para as especies botanicas estudadas, tambem foi proposto: investigar os potenciais constituintes bioativos, pelo metodo de precipitacao e coloracao em tubos de ensaio; identificar a Concentracao Inibitoria Minima (CIM), pelo metodo de microdiluicao em caldo com placas de 96 pocos em concentracoes que variaram entre 4.000 a 62.5 ƒÊg/mL; demonstrar a atividade bactericida e/ou bacteriostatica dos extratos e verificar o potencial de toxicidade dos extratos vegetais. Os resultados da analise fitoquimica de G. tomentosa identificaram a presenca de triterpeniodes pentaciclicos livres e saponinas, para O. albidum mostrou a presenca de esteroide e alcaloides e para M. brachiata constatou-se a presenca de taninos condensados e esteroides. Os resultados da CIM, pelo metodo microdiluicao em caldo, mostraram que os extratos etanolicos brutos de G. tomentosa e M. brachiata apresentaram efeito bactericida apenas para a cepa de K. pneumoniae na concentracao de 4.000 ƒÊg/mL e que o extrato etanolico bruto de O. albidum, nao apresentou atividade contra nenhuma das cepas utilizadas neste estudo. Portanto, mesmo que boa parte das especies botanicas utilizadas neste estudo apresentem atividade antimicrobiana, esse efeito nao ocorreu na grande maioria das cepas bacterianas utilizadas, mas e relevante a acao ser efetivada na cepa K. pneumoniae por ser tratar de microrganismo gram-negativo, ja que estas bacterias apresentam particularidades estruturais que dificultam a penetracao de antibioticos, e em muitas regioes esse microrganismo ja adquiriu resistencia ate mesmo aos carbapenemicos. Estudos precisam ser realizados para identificar se as concentracoes que apresentaram atividade bactericida sao potencialmente toxicas para celula.

Presidente(a) - 7173 - FRANCISCO LAURINDO DA SILVA
Externo à Instituição - JULIANA NADIELLE BARBOSA CUNHA - UFPI