Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA GABRIELA DE SOUSA BACELAR

DISCENTE: MARIA GABRIELA DE SOUSA BACELAR
DATA: 13/10/2023
LOCAL: Google meet

AVALIAÇÃO DO TEOR DE UMIDADE DE MADEIRAS COMERCIAIS EXPOSTAS A DIFERENTES CONDIÇÕES DE ARMAZENAMENTO

Comércio madeireiro, características madeireiras, indústria madeireira.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Botânica

O setor extrativista madeireiro é um dos que mais cresce no Brasil, demonstrando potencialidade nas diversas áreas, seja para uso nas indústrias de papel e celulose, carvão vegetal, moveleiras, artes e a construção civil. O trabalho teve como objetivo caracterizar o perfil socioeconômico dos proprietários de pontos de vendas de madeira e similares no município de Caxias- MA, sob o ponto de vista dos produtos comercializados, do conhecimento dos trabalhados em relação aos mesmo e ainda visando conhecer o perfil econômico deste mercado dentro do município. O estudo foi realizado no município de Caxias-MA, foram feitas visitas a possíveis estabelecimentos que participariam da pesquisa, logo após as visitas foi apresentado os objetivos da pesquisa ao estabelecimentos que aceitaram participar, em seguida foi aplicado um questionário semi- estruturado de perguntas abertas e fechadas, os dados obtidos foram tabulados pelo EXCEL, onde foram gerados gráficos e tabelas que compõem os resultados deste trabalho. Os resultados obtidos durante este estudo mostram que em sua maioria os estabelecimentos do municípios estão localizados no bairro Volta redonda (23,5%), se caracterizam por ser empresas de pequeno porte com nove (9) funcionários, 60% destas já atuam a 10 anos no mercado e ainda afirmam está neste ramo devido à alta rentabilidade (10 empresas). Em relação a escolaridade apenas 13% possui ensino superior completo, sobre a origem da madeira 72% de tudo que é comercializado é de origem do Pará. Concluiu-se que o setor madeireiro é constituído de micro e pequenas empresas, poucos funcionários, os mesmos com renda mensal de menos de um salário mínimo, nível de escolaridade Ensino Fundamental, sem capacitação, madeira é proveniente da região Norte do Brasil, e substituição da utilização da madeira por MDF.

Externo ao Programa - 813943 - DEUZUITA DOS SANTOS FREITAS VIANA
Presidente(a) - 6446 - GONÇALO MENDES DA CONCEIÇÃO