Banca de DEFESA: LEANDRA MARIA DOS SANTOS CARDOSO

DISCENTE: LEANDRA MARIA DOS SANTOS CARDOSO
DATA: 28/02/2023
LOCAL: Google meet

Taxonomia de Viridigona Naglis, 2003 (Diptera: Dolichopodidae) da região Meio Norte do Brasil com a descrição de três espécies novas e novo registro

Biodiversidade, Empidoidea, Neotropical, Neurigonini, Taxonomia.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia

Dolichopodidae é a quarta família de Díptera, em número de espécies formalmente descritas. Os dolicopodídeos estão amplamente distribuídos em todas as regiões zoogeográficas, exceto na Antártida. A família está representada por cerca de 8.063 espécies formalmente descritas em 290 gêneros e 19 subfamílias, sensu stricto, para o mundo. Para a Região Neotropical estão descritas cerca de 1.219 espécies, estas distribuídas em 77 gêneros em 13 subfamílias. Para o Brasil, estão descritas cerca de 219 espécies distribuídas em 31 gêneros e 11 subfamílias, incluindo Neurigoninae objeto deste estudo. Neurigoninae possui 220 espécies conhecidas pela ciência em 15 gêneros distribuídos em três tribos para o mundo: Coeloglutini, Dactylomyiini e Neurigonini; esta, representada por sete gêneros e 204 espécies, entre os quais está Viridigona Naglis, com 28 espécies descritas para a Região Neotropical, nove delas registradas para o Brasil. Este trabalho tem por objetivo estudar taxonomicamente os espécimes de Viridigona do acervo da CZMA - Coleção Zoológica do Maranhão. As identificações taxonômicas foram realizadas mediante o uso de chaves dicotômicas especializadas para o grupo, além de interpretações das descrições originais. Foram analisados 185 espécimes de Viridigona, distribuídos em dois grupos de espécies, duas espécies por grupo, assim distribuídas em grupo albisigna: Viridigona mapi, sp. nov., Viridigona piauiensis, sp. nov., e grupo viridis: Viridigona symmetrica, sp. nov. e Viridigona asymmetrica Naglis, 2003, descritas e ilustradas neste manuscrito. Tais resultados representam o primeiro registro de Viridigona para o Nordeste brasileiro.

Presidente(a) - 6485 - FRANCISCO LIMEIRA DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - RENATO SOARES CAPELLARI - IFECT