Banca de QUALIFICAÇÃO: NARUNA ARITANA COSTA MELO

DISCENTE: NARUNA ARITANA COSTA MELO
DATA: 11/11/2022
LOCAL: Google meet

AVALIAÇÃO DOS FATORES DE RISCO CARDIOMETABÓLICO E SUA ASSOCIAÇÃO COM O POLIMORFISMO DO GENE NOS3 EM PACIENTES RENAIS CRÔNICO.

Polimorfismo Glu298Asp. Gene NOS3. Risco cardiometabólico. Doença Renal Crônica.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Genética

A doença renal crônica (DRC) é caracterizada pela perda gradativa da função renal, com relevante impacto para a saúde pública por estar associada a carga de fatores de risco cardiovascular e à mortalidade prematura. Por ser uma doença multifatorial, variantes genéticas podem estar envolvidas em sua patogênese e nesse contexto, existe um interesse em examinar a associação entre o polimorfismo Glu298Asp dentro da enzima óxido nítrico-sintase endotelial (eNOS) do gene NOS3 e a presença de problemas cardiovasculares em pacientes renais. Dessa forma, o estudo teve por objetivo avaliar os fatores de risco cardiometabólico, bem como perfil bioquímico, parâmetros antropométricos e sua associação com o polimorfismo do gene NOS3 em pacientes renais crônicos. Trata-se de um estudo transversal, realizado com 58 pacientes acompanhados em um centro de prevenção. Foram avaliados dados sociodemográficos, antropométricos, bioquímicos e hemodinâmicos. Para determinação da frequência do polimorfismo Glu298Asp, foi realizado a extração do DNA a partir de sangue total, seguido de amplificação através da Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) com primers específicos e submetidos à reação de sequenciamento de DNA, dados ainda incipientes. Para a análise estatística foi utilizado o software SPPS® versão 25.0. sendo aplicado os testes ANOVA One Way para comparação entre os grupos, Correlação de Pearson para correlacionar o ângulo de fase e os fatores de risco. A curva ROC avaliou os melhores preditores não invasivos de SM e a Regressão Logística (RL) foi realizada classificação do risco cardiometabólico. Os resultados foram considerados significativos quando p<0,05. Os preditores não invasivos de Síndrome Metabólica na população renal foram relação cintura-estatura [(RCE) AUCROC=0,77], índice de massa corporal [(IMC) AUCROC=0,72], circunferência do pescoço [(CP) AUCROC=0,70], percentual de gordura corporal [(%GC) AUCROC=0,69], circunferência do braço [(CB) AUCROC=0,68] e idade (AUCROC=0,67). Essas variáveis foram utilizadas como entrada na RL que obteve a taxa de acerto para classificação da SM de 62%. Os melhores preditores não invasivos de SM foram RCE, IMC, CP, %GC, CB e idade e estes foram utilizados como entrada da RL, que obteve taxa de acerto relevante para os pacientes portadores de SM. Podendo ser um método de baixo custo utilizado para triagem de SM nesta população.

Externo à Instituição - ILKA KASSANDRA PEREIRA BELFORT - UFMA
Interno - 7217 - JOSENEIDE TEIXEIRA CÂMARA