Banca de QUALIFICAÇÃO: LEANDRA MARIA DOS SANTOS CARDOSO

DISCENTE: LEANDRA MARIA DOS SANTOS CARDOSO
DATA: 30/09/2022
LOCAL: Google meet

PRIMEIRO REGISTRO DE Viridigona NAGLIS, 2003 (DIPTERA: DOLICHOPODIDAE) NA AMAZÔNIA MARANHENSE, COM A DESCRIÇÃO DE UMA ESPÉCIE NOVA

Biodiversidade, Empidoidea, Neotropical, Neurigonini, Taxonomia.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia

Dolichopodidae é a quarta família de Díptera, isto em relação ao número de espécies formalmente descritas. Os dolicopodídeos estão amplamente distribuídos em todas as regiões zoogeográficas, exceto na Antártida. A família está representada por cerca de 8.063 espécies formalmente descritas em 290 gêneros e 19 subfamílias, sensu stricto, para o mundoPara a Região Neotropical estão descritas cerca de 1.219 espécies, estas distribuídas em 77 gêneros. Para o Brasil, estão descritas cerca de 212 espécies distribuídas em 31 gêneros e 11 subfamílias, incluindo Neurigoninae objeto deste estudo. Neurigoninae possui 220 espécies formalmente descritas em 15 gêneros distribuídos em três tribos para o mundo: Coeloglutini, Dactylomyiini e Neurigonini; esta, representada por sete gêneros e 204 espécies, entre os quais está Viridigona Naglis, com 28 espécies descritas para a Região Neotropical das quais oito espécies estão registradas para o Brasil. Este trabalho tem por objetivo estudar taxonomicamente os espécimes de Viridigona da Amazônia maranhense, espécimes estes depositados no acervo da CZMA - Coleção Zoológica do Maranhão. As identificações taxonômicas foram realizadas mediante o uso de chaves dicotômicas especializadas para o grupo, além de interpretações das descrições originais. Na preparação das ilustrações científicas (morfologia externa) as imagens foram obtidas mediante o uso de estereomicrsoscópio Carl Zeiss® Discovery V12 equipado com câmera digital AxionCan ICc1 de 1.4 megapixel acoplada. Ao analisarmos 13 espécimes de Viridigona, distribuídos em duas espécies, ambas pertencentes ao grupo viridis, uma das quais, V. asymmetrica (9) conhecida pela ciência e V. symmetrica, sp. nov. (4), descrita e ilustrada neste manuscrito. Tais resultados compõem o primeiro registro de Viridigona para o estado do Maranhão e consequentemente para o Nordeste brasileiro.

Presidente(a) - 6485 - FRANCISCO LIMEIRA DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - INOCÊNCIO DE SOUSA GORAYEB - NENHUMA