Banca de DEFESA: ADRIELLY DA SILVA VIEIRA

DISCENTE: ADRIELLY DA SILVA VIEIRA
DATA: 30/05/2022
LOCAL: Google meet

ANATOMIA FOLIAR DO GÊNERO Calea L. seção Monanthocalea (NEUROLAENEAE, ASTERACEAE) E SUAS IMPLICAÇÕES TAXÔNOMICAS

Monanthocalea, anatomía foliar, tricomas, laticíferos, Ductos, taxonomía

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Botânica

Asteraceae é uma das maiores famílias pertencente ao grupo das angiospermas, com distribuição neotropical, 1600-1700 gêneros e 44 tribos distribuídos em 13 subfamílias, onde a aliança Heliantheae possui entre 20 a 25% de todas as espécies. Neurolaneae Rydb. é umas da aliança Heliantheae que no Brasil é representada apenas por duas subtribos (Neurolaneinae e Enydrinea), com três gêneros Calea L., Enydra Lour. e Staurochlamys Baker. Calea foi subdivido em cinco seções segundo a morfologia de suas espécies: Calea sect.. Calea, Calea. sect.. Lemathium, Calea sect.. Meyeria, Calea sect.. Monanthocalea e Calea sect.. Haplocalea. Calea graminifolia, calea tridactylita e Calea coronopifolia são espécies do gênero Calea sect. Monanthocaleae. Onde a primeira apresentou indivíduos depositados em herbários com divergências morfológicas quanto ao hábito, folha e presença de tricomas. Já C. cornopifolia e C. tridactylita são espécies que compartilham quase todas as características morfológicas exceto pelas características das lacínias das flores do disco, pelas páleas do eixo da inflorescência e as cipselas glabras em C. coronopifolia e pilosa nas costelas em C. tridactylita. Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa foi analisar anatomia foliar de amostras desses indivíduos com intuito caracterizar e contribuir na resolução das questões acerca da classificação dessas espécies. A análise da anatomia foliar mostrou que todas as espécies compartilham epiderme uniestratificada, cutícula espessa, presença de tricomas, estruturas secretoras e feixes colaterais. Também indicou que as amostras de C. graminifolia diferem significativamente na sua anatomia quanto ao contorno da lâmina foliar, ausência e presença de extensão da bainha, tipos de tricomas e estruturas secretoras. E demonstrou que o contorno da lâmina foliar foi caráter diagnóstico na diferenciação entre C. cornopifolia e C. tridactylita. Por fim, essa pesquisa também é relevante por trazer informações acerca da anatomia foliar de espécies do gênero Calea que ainda não haviam sido estudadas.

Externo à Instituição - GENILSON ALVES DOS R EIS SILVA - UFV
Presidente(a) - 210000155 - Hermeson Cassiano de Oliveira