Banca de DEFESA: SÂMIA CAROLINE MELO ARAUJO

DISCENTE: SÂMIA CAROLINE MELO ARAUJO
DATA: 26/05/2022
LOCAL: Google meet

SERPENTES DE IMPORTÂNCIA MÉDICA DO MARANHÃO: DIVERSIDADE, MAPEAMENTO E PERFIL CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICO DOS ACIDENTES

Coleções biológicas, doenças tropicais negligenciadas, envenenamento, Maranhão, modelagem de distribuição das espécies, serpentes peçonhentas

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia

O Brasil se destaca mundialmente por apresentar elevada riqueza e endemismo de espécies de serpentes. Na última síntese, 430 espécies foram listadas com ocorrência no país, das quais 71 são consideradas peçonhentas de importância médica; pertencentes as famílias Viperidae e Elapidae. Envenenamentos por serpentes peçonhentas constituem importante problema de saúde pública e está incluído na lista de Doenças Tropicais Negligenciadas pela Organização Mundial da Saúde. Dentre os países sul-americanos, o Brasil possui o maior número de casos de acidentes ofídicos e o estado do Maranhão é o segundo maior número em acidentes ofídicos da região Nordeste. Há necessidade de uma análise rebuscada e aprofundada desses acidentes, afim de contribuir para melhoria do tratamento das vítimas e prevenção dos acidentes. Aumentar o conhecimento sobre a distribuição das espécies de serpentes de importância médica e os acidentes que estas ocasionam de crucial importância para o planejamento estratégico da saúde e tratamento adequado das vítimas desse tipo de agravo. São objetivos dessa dissertação o (i) mapeamento das espécies de serpentes de importância médica com ocorrência no estado indicando áreas de elevado risco para o ofidismo (capítulo 1); (ii) traçar o perfil clínico-epidemiológico dos acidentes provocados por serpentes de importância médica no MA identificando vulnerabilidades no atendimento dos acidentados (capítulo 2) e; (iii) disseminar o conhecimento científico produzido nos capítulos 1 e 2 para a população a partir da elaboração de um livro em formato e-book apresentando as serpentes de importância médica e o perfil dos acidentes que ocasionam no estado do Maranhão, bem como estratégias de prevenção e primeiros socorros desse tipo de agravo (capítulo 3).

Externo à Instituição - BRENO HAMDAN - UFRJ
Externo à Instituição - OTAVIO AUGUSTO VUOLO MARQUES - USP