Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: LETÍCIA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LETÍCIA DA SILVA
DATA: 28/10/2021
HORA: 08:00
LOCAL: Google meet
TÍTULO:

POTENCIAL ANTIMICROBIANO DA SECREÇÃO DA GLÂNDULA METAPLEURAL DE Paraponera clavata (FABRICIUS, 1775) (FORMICIDAE: PARAPONERINAE)


PALAVRAS-CHAVES:

Extrato metapleural; Antimicrobiano; Teste de susceptibilidade


PÁGINAS: 13
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Microbiologia
RESUMO:

A resistência de micro-organismos patogênicos aos medicamentos convencionais constitui um sério problema de Saúde Pública. A problemática da resistência tem gerado a necessidade do conhecimento de substâncias bioativas que possam atuar como alternativas no tratamento de infecções provocadas por fungos e bactérias. O efeito antimicrobiano da secreção da glândula metapleural já foi demonstrado em algumas espécies de formigas. O presente estudo teve como objetivo analisar o efeito antimicrobiano do extrato da glândula metapleural da formiga Paraponera clavata frente as cepas ATCC de bactérias patogênicas Pseudomonas aeruginosa, Escherichia coli, Staphylococcus aureus, Klebsiella pneumoniae e do fungo Candida albicans. Realizou-se a coleta de operárias de formigas, sendo estas mantidas em ninhos artificiais. As glândulas metapleurais foram extraídas e maceradas em hexano, seguido das etapas de evaporação do solvente. Os testes de suscetibilidade foram realizadas pela metodologia da difusão em  ágar com a formação de poços, sendo formados poços na segunda camada  e adicionados  40µl da amostra do extrato da glândula metapleural. Diferentes concentrações do extrato metapleural foram testadas frente aos micro-organismos. Verificou-se que o extrato da glândula metapleural de P. clavata não inibiu as bactérias e o fungo utilizados na pesquisa. Contudo, destaca-se a importância da realização de testes com outros micro-organismos, tendo em vista que o potencial da glândula metapleural de outras espécies de formigas ter sido comprovado em estudos anteriores e da relevância da descoberta de compostos bioativos alternativos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 7173 - FRANCISCO LAURINDO DA SILVA
Interno - 7217 - JOSENEIDE TEIXEIRA CÂMARA
Interno - 7210 - MARIA EDILEUZA SOARES MOURA
Notícia cadastrada em: 26/10/2021 14:42
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer2.s2i1