Banca de DEFESA: GUSTAVO HELAL GONSIOROSKI DA SILVA

DATA: 30/09/2021
LOCAL: Google meet

AVALIAÇÃO DO STATUS DE CONSERVAÇÃO DAS AVES DO ESTADO DO MARANHÃO

avifauna, lista vermelha, unidades de conservação, endêmicas, inventário

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia

O objetivo deste estudo foi avaliar o status de conservação e elaborar a lista de espécies de aves ameaçadas de extinção no estado do Maranhão, utilizando a metodologia IUCN. Para isso foi necessário revisar as espécies com ocorrência no estado. Assim, o primeiro capítulo apresenta informações atualizadas sobre a avifauna maranhense, com comentários sobre ocorrências duvidosas em publicações pretéritas, novos registros e indicação de lacunas de conhecimento ornitológico no estado. A produção desse checklist foi realizada com base nos critérios adotados pelo CBRO, tendo como resultado 759 espécies de aves com ocorrência no estado do Maranhão, distribuídas em 30 ordens, 89 famílias e 458 gêneros. Desse total, 46 espécies são endêmicas do Brasil, 19 táxons são considerados endêmicos do Centro de Endemismo Belém e 52 táxons estão ameaçados de extinção nacional e/ou globalmente. Foram adicionadas 28 espécies à listagem estadual, das quais três são ameaçadas de extinção. Outras 16 espécies passaram para a lista terciária e oito anteriormente omitidas foram reconsideradas. No segundo capítulo foram avaliados os 759 táxons listados para o Maranhão, onde 79 foram categorizados como Não Aplicável (NA). Para os demais táxons, foram avaliados os status de conservação de mais de 76 mil registros e os resultados demonstram que a grande maioria das espécies permanece na categoria Menos Preocupante (LC), totalizando 530 táxons; outros 30 táxons foram categorizados como Dados Insuficientes (DD) e 28 táxons foram avaliados como Quase Ameaçadas (NT). 92 táxons estão ameaçados de extinção, sendo a grande maioria presente na Amazônia maranhense com 68 táxons, em segundo o Cerrado com 23 táxons. Os resultados demonstram que a perda de habitat, caça/captura e agrotóxicos podem levar dezenas de espécies à extinção no Maranhão. Ressalta-se que dos 92 táxons ameaçados, 77 estão presentes em UC’s de proteção integral. A ausência de dados de diversos táxons reforça a importância de pesquisas ornitológicas concentradas em estudos sobre história natural e densidade populacional dos táxons em território maranhense. As principais ações de conservação necessárias são fiscalização intensa contra grilagem de terras, desmatamento ilegal, queimadas e caça/captura, além da implementação do Mosaico Gurupi, para manter e criar conexões por corredores ecológicos entre as Terras Indígenas, a Rebio Gurupi e grandes fragmentos isolados, criando uma grande área protegida para as espécies do Centro de endemismo Belém, assim como a implementação de Unidades de Conservação de proteção integral na Mesorregião Leste Maranhense.

Presidente(a) - 2642189 - FLÁVIO KULAIF UBAID
Externo à Instituição - GABRIEL AUGUSTO LEITE - UFRR