Banca de DEFESA: LUZIANNY FARIAS RODRIGUES

DISCENTE: LUZIANNY FARIAS RODRIGUES
DATA: 29/07/2021
LOCAL: Google meet

DIVERSIDADE GENÉTICA DO VETOR Aedes aegypti LINNAEUS, 1762 NO MEIO-NORTE DO BRASIL UTILIZANDO MARCADORES MICROSSATÉLITES

aegypti; chikungunya ; genética

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Genética

O Aedes aegypti é um mosquito invasor originário da África, que se encontra amplamente distribuído em regiões tropicais e subtropicais do mundo, tem sido um grande motivo de preocupação para saúde pública, em razão de ser o principal vetor dos arbovírus da dengue, chikungunya e zika. Estudos que se referem aos níveis de variabilidade e conhecimento da dinâmica populacional do vetor são de extrema importância para região Meio-Norte, em virtude desta área apresentar uma expressiva parcela de seus municípios em riscos de infestação por esse vetor, bem como a circulação de arboviroses. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo determinar os índices de variabilidade genética em populações de A. aegypti da Região Meio-Norte do Brasil com base em marcadores microssatélites. As amostras foram obtidas em nove Municípios da região Meio-Norte brasileira com elevados índices de infestação predial, que posteriormente foram identificadas usando chaves de identificações específicas e submetidas as técnicas moleculares: extração, amplificação dos loci via PCR e genotipagem. Os produtos da genotipagem foram submetidos em softwares para realizar as análises de: diversidade genética, distâncias genéticas, variância molecular, gargalo genético e estrutura populacional. Foram genotipados seis loci para 138 amostras que resultaram em 828 genótipos com um total de 32 alelos, que variou de um a sete. A estrutura populacional das populações relevou a presença de dois clusters subestruturados em cinco subclusters com diferenciação altamente significativa (FST= 0.13204). Desta forma, os nossos achados mostram a situação do status da diversidade genética das populações do A. aegypti no Meio-Norte, baseada em marcadores microssatélites. Revelando a coexistência de duas linhagens com subestruturações e a presença de um possível novo conjunto gênico para as populações do Maranhão, altamente diferenciadas geneticamente. Tais informações de conectividade e isolamento genético servem de apoio no delineamento de estratégias inovadoras para o controle do vetor.

Presidente(a) - 8755 - ELMARY DA COSTA FRAGA
Externo à Instituição - LUIS FERNANDO CARVALHO COSTA - UFMA