Banca de DEFESA: HILDA RAIANNE SILVA DE MELO

DISCENTE: HILDA RAIANNE SILVA DE MELO
DATA: 31/01/2020
LOCAL: CESC/UEMA sala C1

História natural de Malacoptila minor (Aves: Bucconidae)

história natural, Malacoptila striata, predação, sucesso reprodutivo

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia

Informações acerca da biologia reprodutiva da maioria das espécies de aves neotropicais ainda são escassas, sendo desconhecidos inclusive seus ninhos e ovos. Malacoptila minor é um buconídeo de distribuição restrita, com ocorrência nos estados do Maranhão e Piauí, nordeste do Brasil. É o único representante da família classificado como ameaçado de extinção e pouco se sabe sobre sua história de vida. Neste estudo foi investigada a biologia reprodutiva de M. minor na Área de Proteção Ambiental do Inhamum, Caxias, Maranhão. Os ninhos foram localizados por busca ativa ao longo de duas estações reprodutivas, no período de maio/2017 a março/2019. Foram encontrados 27 ninhos, 14 na estação de 2017/18 e 13 na de 2018/19. O período reprodutivo se estendeu de outubro a março. O período de incubação durou em média 20 ± 1,4 dias e os ninhegos abandonaram o ninho com 21 ± 1,4 dias (n = 2 ninhos monitorados). O tamanho da ninhada variou de dois (n = 16) a três (n = 8) ovos. Foi observado sucesso reprodutivo em 27% dos ninhos (n = 7). A produção de filhotes foi de 1,0 filhote/ninhada e a  taxa de fecundidade 1,26 filhotes/fêmea. A predação foi atribuída como a principal causa do fracasso da reprodução (n = 15), com oito ninhos predados durante a incubação e sete durante 43 a fase de ninhego. Três predadores foram identificados, o cachorro-do-mato Cerdocyon thous, a formiga Solenopsis saevissima e o teiú Salvator merianae. Os resultados deste estudo representam as primeiras informações sobre a biologia reprodutiva de M. minor, preenchendo uma lacuna de conhecimento sobre a história de vida dos representantes de Bucconidae, assim como para as espécies de aves da região Neotropical.

Presidente(a) - 2642189 - FLÁVIO KULAIF UBAID
Externo à Instituição - PABLO VIEIRA CERQUEIRA - UFPA