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Banca de QUALIFICAÇÃO: JULYANA CHRISTINE CUNHA SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULYANA CHRISTINE CUNHA SOUZA
DATA: 30/05/2023
HORA: 11:00
LOCAL: A defesa será realizada ao público via conferência (transmissão Plataforma Microsoft TEAMS)
TÍTULO:

ACESSO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: práticas educativas em um IEMA Pleno de São Luís


PALAVRAS-CHAVES:

Transtorno do Espectro Autista; inclusão escolar; IEMA; Ensino Médio.


PÁGINAS: 81
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Este estudo concentra-se na temática da inclusão escolar, pela compreensão da necessidade de
refletir sobre políticas educacionais, recursos disponíveis, práticas pedagógicas e demais
condições que podem estar relacionadas com a permanência escolar. É uma pesquisa
exploratória, com abordagem qualitativa. Seus instrumentos de coleta de dados são: entrevista
semiestruturada e observação. Para isso, traça como problemática central, a questão: “Como
tem ocorrido o processo de inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista no
Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IEMA Pleno São Luís Centro
(2020-2021)?”. A partir dessa pergunta, foram elaborados os objetivos, ações que permitam
visualizar esse cenário, sendo, o objetivo geral: “analisar o processo de inclusão de estudantes
com Transtorno do Espectro Autista no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do
Maranhão – IEMAS Plenos de São Luís–MA”. Para atender a esse objetivo, foram levantados
os seguintes objetivos específicos: caracterizar os processos de educação inclusiva no contexto
da história da educação brasileira; identificar a concepção do transtorno do espectro autista
conforme o DSM 5; discutir o acesso e permanência dos estudantes com transtorno do espectro
autista nos IEMAS; elaborar um aplicativo como ferramenta auxiliar no ensino de pessoas com
autismo. Utiliza análise bibliográfica e documental, acessando a legislação (BRASIL, 1988,
1996, 2001a, 2001b, 2009a, 2009b, 2012, 2015, 2020) e autores que abordam o tema (COSTA,
2013; ASSUMPÇÃO JUNIOR; KUCZYNSKI, 2015; CUNHA, 2015 e outros). Conclui que
esta pesquisa pode contribuir com os estudos da área de formação de professores e práticas
educativas, com a ampliação das informações sobre o ambiente escolar maranhense e com a
oferta de alternativas tecnológicas para o ensino.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 6682 - IRIS MARIA RIBEIRO ROCHA
Externo ao Programa - 6521 - IVONE DAS DORES DE JESUS
Interno - 7339 - RAIMUNDO NONATO MOURA OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 30/05/2023 10:10
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