Banca de DEFESA: VITORIA GLEYCE SOUSA FERREIRA

DISCENTE: VITORIA GLEYCE SOUSA FERREIRA
DATA: 28/04/2023

ANÁLISE DOS ATRIBUTOS QUÍMICOS E FÍSICOS DO SOLO DIANTE DOS USOS DA TERRA NA MICRORREGIÃO DE CAXIAS – MA

Paisagem. Solos. Uso e cobertura. Microrregião de Caxias - MA

ÁREA: Geografia

A crescente utilização das terras, sem levar em consideração suas potencialidades e limitações, sucede em alterações nos atributos dos solos, sobretudo quando não há um manejo adequado. Dessa maneira, o objetivo principal desta pesquisa foi avaliar os atributos químicos e físicos dos solos sob diferentes usos da terra na Microrregião de Caxias – MA. A região conhecida historicamente por sua importância econômica e ambiental, vem passando por fortes problemas associados ao uso da terra, interligados aos manejos inadequados dos solos. Nesse ínterim, esta pesquisa foi desenvolvida a partir do conceito de paisagem, consistindo na discussão da Geografia enquanto ciência que compreende o processo de construção entre o tempo e o espaço através da inter-relação entre natureza e sociedade assistido na paisagem. Na realização da pesquisa, analisou-se a caracterização das paisagens regional e local da área de estudo, caracterização Pedológica do Maranhão, bem como a caracterização climática da região. Como resultados principais foram classificados e caracterizados dois perfis de solos em cada município da Microrregião, totalizando 12 perfis e 58 amostras deformadas. Os solos foram classificados até o quarto nível categórico (subgrupos) do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos, conforme Santos et al. (2018). A descrição e a coleta das amostras foram realizadas seguindo os procedimentos recomendados pelo IBGE (2015), as análises químicas e físicas conforme a Embrapa (1997), e a partir de Camargo et al. (2009), a análise estatística descritiva básica. Também foi realizada a caracterização das relações de usos da terra na Microrregião de Caxias sob sistema de capoeira, pastagem, área de vegetação primária e reserva legal e a análise temporal das mudanças de usos da terra dos municípios pertencentes à Microrregião entre os anos de 1985, 2010 e 2020, conforme dados do MapBiomas (2020). Como resultados, observouse nas análises químicas dos solos um pH (4,6 a 5,3) fortemente ácido no perfil em área de Reserva Legal. Em área de capoeira são moderadamente ácidos (5,6 a 6,5), (5, 9 e 6,1), (5,73 e 6,0) e apenas o Perfil 08 apresentou reação fortemente ácida, com pH entre (4,31 e 4,61). Os dois perfis em área de pastagem apresentaram pH na faixa de (5, 09 e 6,01) e (5,5 e 5,8) e os perfis em área de vegetação primária pH entre (5,9 e 6,0), (5,0 e 5,4), (5,6 e 6,1), (5,3 e 6), respectivamente, o que permite classificá-los como moderadamente ácidos. São solos com limitações quanto seus atributos físicos e químicos, apresentaram baixa fertilidade natural (exceto perfil 11). São solos de baixa saturação por base, presença de erosão e licitações quanto à drenagem. Em relação às potencialidades dos solos analisados, destaca-se a elevada quantidade de matéria orgânica e a forma de relevo (planos e suave ondulados), o que facilita o uso da terra em diversas culturas sobretudo a agricultura mecanizada, em razão de o maquinário agrícola ser facilitado nesses tipos de relevo. A análise estatística mostrou que os teores de K+, Ca+ e Mg+ variaram entre os diferentes usos do solo, tal como os teores de Potássio (K) dos perfis em sistema de capoeira, vegetação primária e pastagem, que apresentaram maior homogeneidade, enquanto os teores de Ca + , Mg e Ca 2apresentaram menor homogeneidade. Os valores médios do K foram menores no sistema pastagem, devido ao manejo inadequado do solo ou pelo superpastejo. Apesar disso, o teor de potássio no solo pode ser elevado com o desenvolvimento de uma estratégia de manejo de potássio com a fertilização de nutrientes essenciais. A análise estatística comprovou que a média dos atributos químicos (pH, Al, P, Ca, Mg, H, Al, SB e MO) são abaixo do desejável para um solo produtivo. Na avaliação das mudanças de usos da terra da microrregião de Caxias entre os anos 1985, 2010 e 2020 constatou-se que houve significativo aumento da pecuária e redução da vegetação natural.

Interno - 6913 - LUIZ CARLOS ARAUJO DOS SANTOS
Externo à Instituição - MARCELINO SILVA FARIAS FILHO - UFMA