Banca de DEFESA: GABRIEL IRVINE FERREIRA ALVES DOS SANTOS

DATA: 11/04/2024
LOCAL: SALA DE METOLOGIAS ATIVAS

ANÁLISE DOS PARÂMETROS MORFOMÉTRICOS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PINDARÉ - MA

Geomorfologia. Maranhão. Morfometria. Paisagem. Rio Pindaré.

ÁREA: Geografia

Os rios desempenham uma função essencial na manutenção da vida e no equilíbrio dos Geossistemas. Dentro do campo da geomorfologia fluvial, a análise morfométrica é responsável pela determinação e avaliação dos componentes de redes de drenagem de bacias hidrográficas. Esta especialidade se fundamenta no método analítico, que considera e caracteriza o conjunto das vertentes e canais pertencentes ao relevo. Nesta perspectiva, as medidas dessas variáveis constituem a base para a composição dos parâmetros morfométricos. O objetivo desta pesquisa é analisar as características morfométricas da bacia hidrográfica do rio Pindaré, localizada na porção centro oeste do estado do Maranhão. Para isso, o caminho metodológico trilhado para alcançar os objetivos constaram em: levantamento e análise de material bibliográfico; elaboração de base cartográfica em ambiente Sistema de Informação Geográfica (SIG), ArcGIS®, versão 10.2.2 da Environmental Systems Research Institute (ESRI), e trabalhos de campo. Assim, os parâmetros adotados foram baseados nas literaturas clássicas de Horton (1945), Strahler (1952), Miller (1953), Schumm (1956), Christofoletti (1980), Alves e Castro (2003), tais como: área, perímetro, rede de drenagem, números de canais, comprimento total dos canais, altitude máxima da bacia, amplitude altimétrica da bacia, comprimento do canal principal, distância axial do canal principal, declividade, densidade de drenagem, densidade hidrográfica, coeficiente de Manutenção e índice de forma. À vista disso, os resultados alcançados indicam que as nascentes principais do rio Pindaré estão localizadas nas cidades de Montes Altos e Amarante do Maranhão em terra indígena Krikati. A uma altitude de 371 m, e sua drenagem apresenta um padrão dendrítico de 6ª ordem de hierarquia, segundo a classificação de Strahler (1952), com uma densidade de drenagem regular de 0,53 km/km² e um densidade hidrográfica de 0,114 km/km². Além disso, a bacia hidrográfica do Pindaré demonstrou uma forte influência do controle estrutural, onde os rios fluem pelos elementos estruturais e falhas geológicas. A despeito, de seu canal principal mostrou-se predominantemente retilíneo com resultado de 1,57 do índice de sinuosidade e a presença de meandros bem definidos restritos ao baixo curso. Foi constatado que rio principal percorrendo cerca de 466,3 km a sua foz, possuindo uma área total de drenagem de 40.280 km². Ademais o índice de circularidade 0,39 e fator de forma de 0,21, reforçam baixa suscetibilidade a inundações em condições normais de chuva. A área de estudo é predominantemente caracterizada pela unidade geológica do Grupo Itapecuru. Quanto à classe geomorfológica em destaque, são os Platôs Dissecados, e em relação às características pedológicas, predomina o Argissolo Vermelho-Amarelo Distrófico. Este trabalho busca incentivar a implementação de medidas futuras para preservar e manter as matas ciliares e os recursos hídricos superficiais.

Externo à Instituição - ANTONIO CORDEIRO FEITOSA - UFMA
Presidente(a) - 814582 - JOSE FERNANDO RODRIGUES BEZERRA