Banca de QUALIFICAÇÃO: IRAN ALVES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IRAN ALVES DA SILVA
DATA: 01/02/2023
LOCAL: Sala do PPGPDSA

PERCEPÇÃO DE RISCO MICROBIOLÓGICO, LEGITIMAÇÃO DA ESCASSEZ E DEMOCRATIZAÇÃO DA TOMADA DE DECISÕES, UMA ABORDAGEM INTEGRATIVA DA ÁGUA NO AMBIENTE ESCOLAR: qualidade microbiológica, fatores de risco e estirpes diarreiogênicas em isolados de Escherichia coli em município maranhense de baixo índice de desenvolvimento humano

Unidade de ensino. Temas transversais. Potabilida de. Patótipos Diarreiogênicos.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária

A forma mais frequente de utilização da água que pode afetar a saúde humana é a ingestão direta. E, a qualidade da água ingerida depende da fonte, do controle e tipo de tratamento, cujos parâmetros de avaliação quantitativo e qualitativo devem ser monitorados, em condições potáveis, com vistas a evitar a disseminação de doenças de transmissão hídrica. Nessa perspectiva, a educação em saúde merece destaque na qualidade da água, uma vez que, se constitui em um processo educativo de construção de conhecimentos por parte da população. Nesse contexto, objetivou-se neste trabalho realizar abordagens integrativas com foco em ações de educação em saúde como forma de subsidiar o conhecimento sobre risco microbiológico, escassez e preservação da água em município de baixo de índice de desenvolvimento humano maranhense. Para isso, o estudo foi executado com a aplicação de questionários semiestruturados a 136 alunos e sete gestores, realização de palestras educativas sobre a importância da qualidade da água, análise microbiológica de 47 amostras de água oriundas de 11 escolas. Para a quantificação do número mais provável de coliformes totais e de Escherichia coli foi utilizado o sistema cromogênico enzimático e das amostras positivas para E. coli procedeu-se ao isolamento e identificação bioquímica dos isolados, seguido da caracterização de estirpes diarreiogênicas por reação em cadeia da polimerase (PCR). Com os questionários aplicados aos gestores e, por meio de observações in locu, determinou-se os fatores de risco com a utilização do teste não paramétrico qui-quadrado (χ2). Os resultados preliminares desse estudo mostram que gestores e alunos detêm pouco ou nenhum conhecimento sobre qualidade microbiológica da água e que cuidados mínimos são empregados com este recurso no ambiente escolar. Na sequência foram realizadas palestras com a abordagem de aspectos sobre “micro-organismos”, “importância da água como veiculadora de agentes patogênicos” e “significado do padrão de potabilidade da água” vigente no Brasil em que houve a participação efetiva de alunos e gestores. Das amostras de água analisadas, 97,88% (n=46) e 76,59% (n= 36) estavam em desacordo com o padrão de potabilidade brasileiro para coliformes totais e E. coli, respectivamente. Em 81,81% (n= 9/11) das escolas foram quantificadas E. coli em, pelo menos, uma ou em todas as amostras analisadas. A análise univariada revelou que as variáveis “tipo de reservatório”, “responsáveis pelo processo de higienização” e “não existência de algum método ou equipamento para tratamento da água” apresentaram associação estatística significativa (P < 0,05) à ocorrência de E. coli nas escolas avaliadas. Apesar do “sistema de abastecimento” e “existência de fonte de cultivo e/ou criatório de animais” não apresentarem significância estatística neste estudo, evidenciaram razão de chances acima de 1,0 e, por isso, devem ser consideradas no estudo dos fatores de risco. Conclui-se, preliminarmente, que existe risco potencial de transmissão hídrica de E. coli nas escolas municipais avaliadas. O risco é agravado por envolver a ingestão direta de crianças e adolescentes, que apresentam maior vulnerabilidade. É necessário que todos os integrantes da comunidade escolar promovam um acompanhamento frequente da higiene e qualidade microbiológica da fonte de abastecimento e reservatórios de água, além da adoção rápida de medidas preventivas e corretivas que perpassam pelo tratamento da água, higienização periódica e conservação dos reservatórios com o envolvimento de toda a comunidade escolar. A estratégia de ensino utilizada é adequada como subsídio educativo por proporcionar momentos de interação, concentração e socialização e, para se trabalhar o tema transversal saúde, na perspectiva requerida pelos Parâmetros Curriculares Nacionais.

Interno - 008.849.113-73 - AMANDA MARA TELES - UFMA
Externo ao Programa - 6526 - JOSÉ GOMES PEREIRA