Banca de DEFESA: EDUARDO MENDONÇA PINHEIRO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDUARDO MENDONÇA PINHEIRO
DATA: 07/06/2023
LOCAL: SALA DE REUNIÃO DO PPGA

DIVERSIDADE GENÉTICA, COMUNIDADE MICORRÍZICA ASSOCIADA E QUALIDADE DO MESOCARPO DE POPULAÇÕES DE Attalea speciosa Mart. ex. Spreng NO ESTADO DO MARANHÃO

diversidade genética, Attalea speciosa, solos, análise centesimal, mesocarpo.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

O babaçu é uma palmeira originaria do Brasil que ocorre de forma esparsa em vários estados das regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste, concentrada principalmente no estado do Maranhão, ocupando uma de mais de 20 milhões de hectares. Constitui um recurso natural de elevada importância no nordeste brasileiro e é um dos principais produtos extrativistas do país. O fruto do babaçu apresenta grande utilidade na alimentação humana, principalmente, o seu mesocarpo extraído que é constituído basicamente de carboidratos, proteínas, lipídeos e sais minerais utilizado através da farinha de mesocarpo de babaçu rica em amido e alto valor nutritivo. O objetivo deste estudo visa estimar relacionar o potencial genético de diferentes populações de babaçu em diferentes regiões ecológicas do estado do Maranhão a partir de características morfoagronômicos, sua microbiota de solo associada e proceder à seleção de babaçuais com maior potencial de produção de mesocarpo para produção de um suplemento nutricional agroecológico. As áreas amostrais utilizadas estão localizadas nos municípios de Buritirana, Viana, São Luís, Cantanhede e Coroatá no estado do Maranhão. O estudo foi realizado em populações naturais de babaçu e as coletas foram realizadas no fim da época seca (outubro e novembro/2021), no qual foram escolhidas três áreas por município e dez palmeiras por área para estimar parâmetros relacionados ao controle genético de característica de planta e fruto, identificação e contagem de esporos de fungos micorrízicos arbusculares para realizar a seleção de populações superiores de produção de mesocarpo de babaçu e o desenvolvimento de um suplemento alimentar composto de farinha de mesocarpo de babaçu e analisar sua composição centesimal para determinação de percentuais nutricionais. As populações de babaçu estudadas apresentaram variabilidade genética, sendo que as características morfológicas de fruto apresentaram as maiores herdabilidades e acurácias e a indicação da cidade de Buritirana para as populações de melhores características de produção e frutos de babaçu. Na extração dos glomerosporos, as espécies de FMA de maior predominância foram Glomus e Acaulospora bastante abundante no município de Cantanhede. Já nas amostras do suplemento alimentar submetidas na análise composição centesimal, o estudo revelou um produto rico em carboidrato, valores de proteínas acima de 10% na composição média e média de 19% de lipídeos, apresentando um balanço nutricional adequado para o uso diário da população.

Externo à Instituição - EDMILSON IGOR BERNARDO ALMEIDA - UFMA
Interno - 7409 - FABRÍCIO DE OLIVEIRA REIS