Banca de DEFESA: MARIA RITA DA SILVA ANDRADE LEONEL

DISCENTE: MARIA RITA DA SILVA ANDRADE LEONEL
DATA: 26/03/2024
LOCAL: SALA DE REUNIÃO DO PPGA

EFEITOS DOS FUNGOS MICORRÍZICOS ARBUSCULARES SOBRE OS PARÂMETROS FISIOLÓGICOS E DE CRESCIMENTO DO MILHO SOB DÉFICIT HÍDRICO

Fluorescência da clorofila, Rizhoglomus clarum, Restrição hídrica, Zea mays. L.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

As plantas podem ser expostas a diversas condições e estresses, sendo o déficit hídrico (DH) um dos mais significativos para a produção do milho, uma vez que pode causar mudanças fisiológicas e de crescimento na planta. Uma das estratégias para mitigar os efeitos negativos do DH é a utilização dos fungos micorrízicos arbusculares (FMA) que conferem maior capacidade de aclimatação a condições de DH, uma vez que possibilitam maior absorção de água e nutrientes, como o fósforo e nitrogênio. O objetivo deste trabalho foi avaliar as respostas das características de fluorescência da clorofila a e de crescimento em plantas de milho submetidas ao déficit hídrico e inoculadas com fungos micorrízicos arbusculares (FMA). O experimento foi conduzido em casa de vegetação no setor de Pós-graduação em Agroecologia da Universidade Estadual do Maranhão, localizada em São Luís/MA, durante o período de setembro a novembro de 2023. O solo utilizado foi coletado em uma área com vegetação preservada na Fazenda Escola da Universidade Estadual do Maranhão. Foram utilizadas sementes de milho híbrido AG1051, de ciclo precoce. Para a inoculação do solo nos tratamentos de FMA foi utilizada a espécie identificada Rhizoglomus clarum, adquirida do banco de germoplasma da Embrapa Agrobiologia (Seropédica, RJ). O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com esquema fatorial 4 (solo estéril; natural; estéril + R. clarum; natural + R. clarum) x 2 (irrigado e déficit hídrico), e quatro repetições, totalizando 32 parcelas experimentais. Cada parcela foi representada por um vaso com capacidade de 20 L, e uma planta por vaso. O experimento foi conduzido por 51 dias, até a fase V5-V6. As variáveis meteorológicas foram monitoradas ao longo do dia, e a umidade do solo foi mantida em 90% da capacidade de campo (CC) até os 46 dias após o plantio, quando ocorreu a restrição hídrica e os tratamentos estressados foram mantidos a 20% da CC. De acordo com os resultados, o déficit hídrico reduziu significativamente a altura das plantas, o diâmetro do colmo, a área foliar, a massa foliar específica, a massa fresca das folhas e do colmo, bem como a massa seca das folhas, do colmo e das raízes. Portanto, a inoculação com Rizhoglomus clarum em solo natural mitigou alguns desses efeitos negativos, resultando em maiores valores para as variáveis de crescimento em comparação com o solo estéril sob estresse hídrico. Em condição irrigada a inoculação com R. clarum e solo natural tiveram maior biomassa quando comparado com tratamento estéril. A concentração de prolina foi menor nos tratamentos irrigados em comparação com as plantas sob estresse hídrico. A inoculação com FMAs teve um impacto significativo na fluorescência da clorofila a. Além disso, observou-se níveis mais altos de carotenoides, tanto em condições de déficit hídrico quanto em condições irrigadas, em comparação com o tratamento estéril. Esses resultados indicam que a aplicação de FMAs teve um efeito sinérgico nas plantas de milho, influenciando processos fisiológicos e bioquímicos.

Interno - 7409 - FABRÍCIO DE OLIVEIRA REIS
Externo à Instituição - IVANEIDE DE OLIVEIRA NASCIMENTO - UEMASUL