LETRAMENTO HISTÓRICO DE SURDOS NO CONTEXTO ESCOLAR INCLUSIVO: o ensino das lendas maranhenses em Língua Brasileira de Sinais por meio das tecnologias digitais
Letramento histórico. Libras. Educação Inclusiva. Tecnologias Digitais
Esta pesquisa investigará como o letramento histórico, por meio da Língua Brasileira de Sinais - Libras pode contribuir metodologicamente no ensino de temas como as lendas maranhenses, corroborando para o desenvolvimento crítico consciente de discentes surdos, no contexto escolar por meio das tecnologias digitais. O objetivo é desenvolver estratégias metodológicas que auxiliem os professores da rede estadual da cidade de São Luís, no letramento histórico por meio de temas com as lendas maranhenses. Tendo em vista, que grande parte da comunidade surda desconhece essas narrativas históricas, e que as tecnologias digitais podem se tornar aliadas, sendo usadas como recurso visual. O procedimento metodológico será a pesquisa de campo, de natureza aplicada e caráter explicativo, com uma abordagem qualitativa e com realização de entrevistas semiestruturadas com professores e intérpretes de estudantes surdos. Como resultado, espera-se como produto da pesquisa, um curso formativo sobre letramento histórico de surdos, que proporcione aos docentes desenvolvimento de estratégias metodológicas que aproximem os discentes surdos a sua história e cultura local.