Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNA RACHEL SALES SOBRINHO

DISCENTE: BRUNA RACHEL SALES SOBRINHO
DATA: 12/01/2023
LOCAL: Plataforma Virtual Microsoft Teams

O USO DE MATERIAIS DE REFERÊNCIA MONTESSORIANA NA ESCOLARIZAÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: perspectivas para a inclusão escolar

Educação Inclusiva; Montessori; Recursos pedagógicos; Deficiência intelectual; Práxis docente.

ÁREA: Educação

A Escola Inclusiva urge da necessidade de acolher, de forma democrática, uma população cada vez mais heterogênea, onde todos devem ser atendidos em suas especificidades educativas, através das flexibilizações
curriculares ao currículo formal. Essa escola, partindo do pressuposto curricular, significa que o estudante com deficiência deve fazer parte da classe regular, aprendendo os mesmos conteúdos que os outros – ainda que de
modos diferentes – cabendo ao professor, com o apoio e assistência de toda a equipe escolar, fazer as flexibilizações necessárias. Dessa forma, estudar e criar estratégias que facilitem e ampliem a escolarização dos estudantes com deficiência faz-se condição sine qua non para a consecução de uma educação de fato inclusiva. Assim, a presente pesquisa busca analisar a práxis docente com o uso de materiais de referência montessoriana na escolarização de estudantes com deficiência intelectual em uma escola pública da rede municipal de ensino de São Luís - MA. Parte-se do estudo da seguinte problematização:A práxis dos professores que atuam com estudantes com deficiência intelectual, numa perspectiva inclusiva, ao utilizarem materiais pedagógicos de referência montessoriana viabiliza o processo de escolarização? Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva,que abrange a aplicação de entrevista, observação e a elaboração e produção de recursos pedagógicos inspirados na filosofia montessoriana. Este estudo apresenta base teórica fundamentada em autores como Oliveira (2010); Almeida (1984); Mantoan (2018) e Mazzotta (2014). Espera-se que essa pesquisa fomente a construção de uma práxis docente inclusiva para estudantes com deficiência intelectual das escolas públicas e privadas.

Presidente(a) - 807588 - MARCIA RAIKA E SILVA LIMA
Interno - 7386 - ILKA MÁRCIA RIBEIRO DE SOUZA SERRA