PROTAGONISMO DOCENTE EM CONTEXTO DE FORMAÇÕES CONTINUADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Formação de professores; Educação Infantil. Base legal. Protagonismo docente.
Esta pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) – Mestrado
Profissional em Educação, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), situado na linha
de pesquisa “Formação de Professores e Práticas Educativas”. Focaliza a Formação continuada
de Professores na Educação Infantil. Tem como objetivo identificar as perspectivas de formação
a partir dos Documentos Orientadores para a primeira etapa da educação básica, destacando o
protagonismo docente. Para isso, realiza análise documental do Plano Nacional de Educação
(PNE), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Diretrizes Curriculares Nacionais da
Educação Infantil (DCNEI) que estabelecem um bom diálogo para os docentes, acerca das
práticas da educação infantil, que contém, princípios norteadores e relevância para a formação
dos profissionais dessa área de atuação. Utiliza como apoio teórico Tardif (2012), Imbernón
(2010), Nóvoa (2019), com os conceitos de formação continuada de professores como processo
permanente a atividade profissional do docente. A metodologia utilizada é a análise documental
para observar as bases legais e as diretrizes que fundamentam este estudo, sendo cruzada com
pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, com a utilização da Técnica de nuvem de
palavras, como estratégia para diálogo inicial e de entrevistas semiestruturadas; cuja análise e
discussão desses dados será apoiado na análise descritiva em triangulação com a análise
documental. Como contribuição deste estudo, espera-se produzir dados que contribuam para a
formulação de políticas para a formação de professores engajada e sensível às diferentes
práticas e culturas. Espera-se ainda a realização de Produto Técnico Tecnológico (PTT), com a
produção de um programa de veículos de comunicação, sendo um ambiente virtual (aplicativo
educativo), destinado aos docentes da Educação Infantil (EI), com a intenção de participarem
na escolha dos conteúdos das formações; estabelecendo uma aproximação entre a equipe
formativa da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) com os docentes da EI.