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Banca de DEFESA: FERNANDO LUCAS DA SILVA GOMES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FERNANDO LUCAS DA SILVA GOMES
DATA: 16/04/2024
HORA: 18:00
LOCAL: A defesa será realizada de forma remota na Plataforma Microsoft Teams
TÍTULO:

DISCURSOS HETERONORMATIVOS NO CONTEXTO ESCOLAR: uma análise dos livros paradidáticos nos anos iniciais do Ensino Fundamental


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino Fundamental; Heteronormatividade; Livros Paradidáticos.


PÁGINAS: 173
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Esta dissertação, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade
Estadual do Maranhão – UEMA, dentro da linha Formação de Professores e Práticas
Educativas, traz como objetivo geral analisar os discursos heteronormativos presentes nos
livros paradidáticos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Tem como objetivos específicos:
Localizar a norma heterossexual nos livros paradidáticos dos anos iniciais do Ensino
Fundamental; Descrever os discursos heteronormativos nos livros paradidáticos dos anos
iniciais do Ensino Fundamental; Problematizar as proposições performativas da
heteronormatividade nos livros paradidáticos em análise; e Construir, através das análises
realizadas nos livros paradidáticos, propostas pedagógicas para professores e professoras sobre
a Educação Sexual, visando contribuir para um contexto escolar distante de atravessamentos
(hetero)normativos. No que se refere à metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa
documental pautada nos Estudos Culturais em Educação, no qual utilizamos treze livros
paradidáticos para análise, cedidos por escolas da rede municipal de Caxias – MA. A partir da
Análise de Conteúdo (Bardin, 2011) construímos categorias e subcategorias para a discussão e
problematização dos dados. Apesar de encontrarmos raras exceções, os resultados apontam que
os livros paradidáticos corroboram com a generificação dos corpos, atuando como agentes
normalizadores da heterossexualidade através da esfera dos papéis sociais, dos relacionamentos
amorosos, das práticas esportivas, das cores e dos brinquedos. Os resultados desse estudo foram
determinantes para a construção de um Produto Educacional em formato de e-book, com
propostas pedagógicas para a valorização da diversidade através da Educação Sexual.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 7336 - JACKSON RONIE SA DA SILVA
Interno - 799117 - ANA PATRICIA SA MARTINS
Externo à Instituição - NILVANETE GOMES DE LIMA - IFMA
Notícia cadastrada em: 11/04/2024 09:59
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