DISCURSOS HETERONORMATIVOS NO CONTEXTO ESCOLAR: uma análise dos livros paradidáticos nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Ensino Fundamental; Heteronormatividade; Livros Paradidáticos.
Esta dissertação, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade
Estadual do Maranhão – UEMA, dentro da linha Formação de Professores e Práticas
Educativas, traz como objetivo geral analisar os discursos heteronormativos presentes nos
livros paradidáticos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Tem como objetivos específicos:
Localizar a norma heterossexual nos livros paradidáticos dos anos iniciais do Ensino
Fundamental; Descrever os discursos heteronormativos nos livros paradidáticos dos anos
iniciais do Ensino Fundamental; Problematizar as proposições performativas da
heteronormatividade nos livros paradidáticos em análise; e Construir, através das análises
realizadas nos livros paradidáticos, propostas pedagógicas para professores e professoras sobre
a Educação Sexual, visando contribuir para um contexto escolar distante de atravessamentos
(hetero)normativos. No que se refere à metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa
documental pautada nos Estudos Culturais em Educação, no qual utilizamos treze livros
paradidáticos para análise, cedidos por escolas da rede municipal de Caxias – MA. A partir da
Análise de Conteúdo (Bardin, 2011) construímos categorias e subcategorias para a discussão e
problematização dos dados. Apesar de encontrarmos raras exceções, os resultados apontam que
os livros paradidáticos corroboram com a generificação dos corpos, atuando como agentes
normalizadores da heterossexualidade através da esfera dos papéis sociais, dos relacionamentos
amorosos, das práticas esportivas, das cores e dos brinquedos. Os resultados desse estudo foram
determinantes para a construção de um Produto Educacional em formato de e-book, com
propostas pedagógicas para a valorização da diversidade através da Educação Sexual.