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Banca de DEFESA: SUZANA DE JESUS ALMEIDA CALVET BARBOSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SUZANA DE JESUS ALMEIDA CALVET BARBOSA
DATA: 30/04/2024
HORA: 14:00
LOCAL: A defesa será realizada de forma remota na Plataforma Meet(https://meet.google.com/vbc-qivf-nnr)
TÍTULO:

POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO SUPERVISOR ESCOLAR PARA O USO DE TECNOLOGIAS NO CENÁRIO PÓS-MARÇO DE 2020


PALAVRAS-CHAVES:

Formação docente; Pós-março; Supervisor escolar; Tecnologias digitais; Website.


PÁGINAS: 232
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Esta dissertação é resultado de uma pesquisa no Mestrado em Educação do

Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do

Maranhão (UEMA), intitulada “Possibilidades na Formação Continuada do Supervisor

Escolar para o Uso de Tecnologias no Cenário Pós-Março de 2020”. Buscou analisar

como o profissional especialista da supervisão atua para garantir a sua própria

formação e a formação continuada docente para trabalharem com as tecnologias

digitais. A pesquisa teve como lócus o Centro de Ensino Monsenhor Luís Alves

Madureira, escola de Ensino Médio da rede estadual, localizada no município de

Bacabeira – MA. Sua abordagem é qualitativa, firmada no método científico

Materialismo Histórico-dialético, sendo ainda, de natureza aplicada e de objetivo

exploratório e descritivo com enfoque no procedimento de pesquisa bibliográfica.

Fundamentou-se em autores como: Castells (1999, 2003), Libâneo (2004, 2008),

Moran (2015), Nóvoa (1992, 2009), Paulo Freire (1967, 1980, 1996), Rangel (2001,

2005), dentre outros. Trata-se ainda de uma pesquisa implicada, que parte dos

problemas práticos do contexto de atuação da pesquisadora, que se encontrou

engajada no contexto em que a pesquisa aconteceu. Sobre o procedimento de

recolha de dados, aplicamos entrevistas semiestruturadas, utilizando-se a análise de

conteúdo de Bardin para inferência das percepções dos participantes. Os resultados

da investigação compuseram um diagnóstico das atribuições do supervisor, tendo em

vista sua historicidade e legislação, especialmente quanto à formação continuada e

fomento ao uso das tecnologias digitais, além de dialogar com teóricos da

contemporaneidade, que ajudaram a compreender as tensões da realidade complexa

vivenciadas na escola a partir das mudanças decorrentes do novo cenário

apresentado com a Covid-19. Como produto técnico tecnológico da pesquisa, criou-

se um Site, sustentado numa perspectiva colaborativa, intitulado: “Supervisão em

Sinergia: Seu espaço de colaboração e troca de experiências!” O propósito ao pensar

neste produto, foi contribuir com o trabalho do supervisor, reverberando nos docentes

 

boas práticas pedagógicas e aprendizagens significativas nos estudantes.

Esta dissertação é resultado de uma pesquisa no Mestrado em Educação do

Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do

Maranhão (UEMA), intitulada “Possibilidades na Formação Continuada do Supervisor

Escolar para o Uso de Tecnologias no Cenário Pós-Março de 2020”. Buscou analisar

como o profissional especialista da supervisão atua para garantir a sua própria

formação e a formação continuada docente para trabalharem com as tecnologias

digitais. A pesquisa teve como lócus o Centro de Ensino Monsenhor Luís Alves

Madureira, escola de Ensino Médio da rede estadual, localizada no município de

Bacabeira – MA. Sua abordagem é qualitativa, firmada no método científico

Materialismo Histórico-dialético, sendo ainda, de natureza aplicada e de objetivo

exploratório e descritivo com enfoque no procedimento de pesquisa bibliográfica.

Fundamentou-se em autores como: Castells (1999, 2003), Libâneo (2004, 2008),

Moran (2015), Nóvoa (1992, 2009), Paulo Freire (1967, 1980, 1996), Rangel (2001,

2005), dentre outros. Trata-se ainda de uma pesquisa implicada, que parte dos

problemas práticos do contexto de atuação da pesquisadora, que se encontrou

engajada no contexto em que a pesquisa aconteceu. Sobre o procedimento de

recolha de dados, aplicamos entrevistas semiestruturadas, utilizando-se a análise de

conteúdo de Bardin para inferência das percepções dos participantes. Os resultados

da investigação compuseram um diagnóstico das atribuições do supervisor, tendo em

vista sua historicidade e legislação, especialmente quanto à formação continuada e

fomento ao uso das tecnologias digitais, além de dialogar com teóricos da

contemporaneidade, que ajudaram a compreender as tensões da realidade complexa

vivenciadas na escola a partir das mudanças decorrentes do novo cenário

apresentado com a Covid-19. Como produto técnico tecnológico da pesquisa, criou-

se um Site, sustentado numa perspectiva colaborativa, intitulado: “Supervisão em

Sinergia: Seu espaço de colaboração e troca de experiências!” O propósito ao pensar

neste produto, foi contribuir com o trabalho do supervisor, reverberando nos docentes

boas práticas pedagógicas e aprendizagens significativas nos estudantes.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - MARIA JOSE ALBUQUERQUE SANTOS - UFMA
Presidente(a) - 867436 - SANNYA FERNANDA NUNES RODRIGUES
Interno - 6428 - SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA MIRANDA
Notícia cadastrada em: 09/04/2024 10:55
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