Banca de DEFESA: ILDEANE SILVA DE OLIVEIRA

DISCENTE: ILDEANE SILVA DE OLIVEIRA
DATA: 01/03/2023
LOCAL: Cidade Universitária da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

EFEITOS DE BACTÉCIAS PROMOTORAS DE CRESCIMENTO NO DESENVOLVIMENTO in vitro DE Stryphnodendron adstringens (MART.) COVILLE

Barbatimão, aclimatização ex vitro, crescimento vegetal, propagação in vitro.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

O barbatimão, [Stryphnodendron adstringens (Mart.) Coville], pertencente à família Fabaceae e subfamília Mimosoidae, possui ampla distribuição no Brasil e ocorrência, no Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Esta espécie possui grande importância econômica, apresentando potencial medicinal, ao qual demonstra ser um valioso recurso biológico, a madeira pode ser empregada na construção civil e recuperação de áreas degradadas. Sua exploração é desenvolvida por meio do extrativismo, e a casca do seu caule é muito utilizada na medicina tradicional. Esse trabalho objetivou avaliar o desenvolvimento in vitro de barbatimão a partir da utilização de bactérias promotoras de crescimento em plantas (BPCPs). Para isso, o experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado, com cinco tratamentos (T1: MS sem regulador de crescimento (aplicações de água destilada autoclavada), 2: aplicações de Bacillus methylotrophicus., T3: aplicações de Serratia marcescens, T4: aplicações de B. methylotrophicus e S. marcescens e T5: MS + 21,48 µM de ácido naftalenoacético (aplicações de água destilada autoclavada), totalizando cinco tratamentos, com seis repetições, para isso, cada frasco representou uma repetição. No experimento foram utilizadas sementes de barbatimão (Stryphnodendron adstringens), e após 15 dias de cultivo in vitro, foram realizadas aplicações de BPCPs nas plântulas. Para isso, as cepas utilizadas foram diluídas a 10-6 (Bacillus methylotrophicus e Serratia marcescens) e aplicadas duas vezes nas plântulas, aos 15 e 30 dias. Aos 30 dias de cultivo in vitro foram avaliadas número de folhas, área foliar (cm²), altura das plantas (cm), matéria fresca da raiz (g), matéria fresca da parte aérea (g), matéria seca da raiz (g), matéria seca da parte aérea (g), porcentagem de sobrevivência (%), relação raiz parte aérea, rendimento quântico máximo do fotossistema II (PSII, Fv/Fm), índice fotossintético (IF) e a densidade de centros de reação ativos do fotossistema II por unidade de fótons absorvidos (RC/ABS). Foi observado que as bactérias promotoras de crescimento tiveram efeitos positivos no crescimento de plântulas de barbatimão em condições in vitro e posterior aclimatização ex vitro. Estes resultados indicam que a propagação in vitro associada a inoculação de BPCPs (MS + B. methylotrophicus e MS+ S. marcescens) é um método viável para a produção de mudas de Stryphnodendron adstringens.

Interno - 064.538.744-40 - DIEGO SILVA BATISTA - UEMA
Externo à Instituição - RITA DE CASSIA MENDONÇA DE MIRANDA - Uniceuma