Banca de DEFESA: RAYANE CRISTINE CUNHA MOREIRA

DISCENTE: RAYANE CRISTINE CUNHA MOREIRA
DATA: 28/07/2022
LOCAL: Cidade Universitária da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

FUNGOS ENTOMOPATOGÊNICOS SOBRE Euschistus heros (FABRICIUS, 1974) (HEMIPTERA, PENTATOMIDAE) E O PARASITOIDE DE OVOS Telenomus podisi (ASHMEAD, 1893) (HYMENOPTERA: SCELIONIDAE)

Glycine max, percevejo-marrom, manejo integrado de pragas, inimigo natural, Metarhizium anisopliae, Beauveria bassiana.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

O percevejo-marrom, Euschistus heros (Fabr., 1974) (Hemiptera, Pentatomidae) é considerado uma das praga-chaves mais importantes da soja e tem o controle químico como o principal método de manejo. Contudo, com os diversos problemas que o controle químico pode causar, o uso da associação de agentes de controle biológico como fungos entomopatogênicos e o parasitoide de ovos, Telenomus podisi (Ashmead, 1893) (Hymenoptera: Scelionidae) nas lavouras de soja podem ser uma alternativa sustentável. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa é avaliar fungos entomopatogênicos que sejam eficientes nas fases de desenvolvimento de E. heros (ovo, 3 ° instar ninfal e adulta) de modo que não afetem o parasitismo realizado por T. podisi. Os isolados fúngicos entomopatogênicos utilizados foram das espécies de Metarhizium anisopliae (CG 168, IBCB 425) e Beauveria bassiana (LPP 129, LPP SP1). A pesquisa foi realizada nos laboratórios de Entomologia e Fitopatologia da Universidade Estadual do Maranhão, Campus São Luís, MA. Os insetos utilizados nos experimentos foram provenientes de criação mantida no laboratório de Entomologia e os isolados fúngicos entomopatogênicos foram adquiridos do Instituto Biológico de São Paulo, Embrapa Arroz e Feijão e Universidade Estadual do Norte Fluminense. Os isolados entomopatogênicos foram cultivados em meio batata-dextrose-ágar (BDA) por 15 dias e posteriormente multiplicados em arroz parboilizado utilizado como substrato. Após a multiplicação, foi preparada as suspensões dos isolados fúngicos a uma concentração de 1 × 108 conídios viáveis/mL+ 0,01% de Tween 80® a partir da lavagem do arroz. As suspensões foram usadas nos dois experimentos, o de patogenicidade e virulência de isolados sobre o percevejo-marrom e o de seletividade de M. anisopliae em T. podisi. No primeiro experimento, 50 ovos, 25 ninfas de terceiro instar e 25 casais de E. heros foram tratados com as suspensões fúngicas. No segundo experimento, dois bioensaios foram montados usando-se 50 ovos não parasitados (pré-parasitismo) e parasitados (pós-parasitismo) fixados com cola branca em cartela de cartolina (n=20) tratados com 2,5 mL das suspensões de M. anisopliae (CG 168 e IBCB 425). Os ovos de E. heros foram suscetíveis aos isolados CG 168 e IBCB 425. Todos os isolados foram patogênicos para ninfas de 3° instar, sendo os isolados LPP 129 e CG 168 mais virulentos com uma taxa de mortalidade de 82% e 86%, respectivamente em até quatro dias. A proporção da viabilidade de ninfas de 4° instar foi maior nos isolados IBCB 425 (0,62) e LPP S1 (0,79). Os tratamentos Tween 80® (16,30) e LPP 129 diminuíram o número de ovos das fêmeas. Os isolados IBCB 425 e LPP S1 aumentaram o número de posturas das fêmeas de E. heros. O isolado CG 168 ocasionou mortalidade de 96% em adultos de E. heros em sete dias. O parasitoide T. podisi parasita e se desenvolve em ovos de E. heros previamente tratados e não tratados com M. anisopliae, sendo o isolado IBCB 425 seletivo para o inimigo natural de E. heros. Conclui-se que todos os isolados foram patogênicos para E. heros nas fases de ninfas 3° instar de instar e adulta, entretanto com diferentes níveis de virulência. O parasitoide de ovos, T. podisi parasita e se desenvolve em ovos de E. heros previamente tratados e não tratados com M. anisopliae; O isolado M. anisopliae CG 168 foi eficiente no controle de E. heros em todas as fases de desenvolvimento (ovos, ninfas de 3° instar e adulta), não sendo seletivo ao T. podisi por comprometer o desenvolvimento do parasitoide. O isolado M. anisopliae IBCB 425 foi eficiente no controle de ovos e adultos de E. heros e seletivo para o parasitoide de ovos T. podisi em ovos de E. heros.

Externo ao Programa - 888751 - JOHN JAIRO SALDARRIAGA AUSIQUE
Presidente(a) - 836410 - JOSEANE RODRIGUES DE SOUZA