QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: ANÁLISE DO PERFIL DOS GESTORES ESCOLARES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE VILA NOVA DOS MARTÍRIOS - MA
formação continuada; gestores escolares; qualidade da educação; núcleo de
formação permanente; Vila Nova dos Martírios - MA.
O presente estudo, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da
Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), na Linha de Pesquisa “Gestão educacional e
escolar”, tem como propósito apresentar resultados alcançados pela pesquisa, cujo objetivo é
analisar os indicadores de qualidade e as ações dos gestores escolares da rede pública
municipal de Vila Nova dos Martírios – MA, tendo em vista a qualidade da educação ofertada
na rede pública do município na busca de compreender as possíveis contribuições para a
qualidade da educação no âmbito das ações na escola, levando em consideração os princípios
da gestão democrática, definidos na constituição de 1988 e na LDBEN 9.394/96. O aporte
teórico-conceitual que corroboram com a temática deste trabalho são: Dourado e Oliveira
(2007, 2009), Hora (2007), Libâneo (2008, 2012), Lück (2012, 2013), Nóvoa (2019, 2022),
Paro (2010), dentre outros. A pesquisa alinha-se à abordagem qualitativa (GOLDENBERG,
2013), e a realização da investigação empírica, deu-se por meio da aplicação de entrevistas
semiestruturadas. Contou com a colaboração de nove gestores e dezoito professores de nove
escolas pertencentes à rede municipal de Vila Nova dos Martírios-MA. O estudo utilizou
como procedimento de análise dos dados, a análise de conteúdos (BARDIN, 2002) inferindo
proposições acerca do objeto de estudo, que buscou responder a seguinte questão: a qualidade
da educação tem relação com o perfil profissional dos gestores escolares da rede pública
municipal de Vila Nova dos Martírios – MA? Entre as principais impressões destacamos: a
maioria das escolas pesquisadas os gestores foram escolhidos por indicação política,
descumprindo o que determina a meta 19 do Plano Nacional de Educação e a meta 18 do
Plano Municipal 2014-2024; todos os gestores escolares exercem o cargo a menos de três
anos sendo a primeira experiência na função e não passaram por nenhum processo formativo
antes de assumirem o trabalho. Em suma, os resultados apresentados neste estudo não
permitem afirmar se o perfil dos gestores escolares de Vila Nova dos Martírios-Ma tem
relação com a qualidade da educação, levando em conta além das evidências já relatadas, os
resultados do IDEB obtidos pelas escolas frente às metas estabelecidas pelo MEC,
considerando outros fatores que contribuem para a qualidade da educação, como: o trabalho e
formação docente, recursos humanos e materiais, instalações e estruturas, etc. Para
contribuição deste estudo, propomos como produto técnico tecnológico a criação de um
núcleo de formação permanente, com vistas à formação dos gestores escolares.