Notícias

Banca de DEFESA: WALBER DA SILVA PEREIRA FILHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WALBER DA SILVA PEREIRA FILHO
DATA: 28/04/2024
HORA: 09:30
LOCAL: SALA DE AULA DO PPGEO
TÍTULO:

PAISAGEM URBANA NO CENTRO HISTÓRICO DE SÃO LUÍS (MARANHÃO): uma análise de conteúdo  a partir da netnográfia em meios de comunicação.


PALAVRAS-CHAVES:

Centro histórico de São Luís. Netnografia. Paisagem urbana. Território.


PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia
RESUMO:

A paisagem é uma das categorias de análise da ciência geográfica, portanto, torna-se fundamental compreender, por meio de conteúdo netnográfico, como que os meios de comunicação (mais especificamente os jornais da cidade de São Luís) apontam por meio de matérias publicadas virtualmente a evolução da paisagem por meio de abordagens geográficas quanto a fatores diversos do ambiente, no território do centro histórico de São Luís (Maranhão), patrimônio mundial pela UNESCO. Desta forma, objetiva-se analisar a evolução da paisagem urbana do território centro histórico de São Luís (Maranhão), através de análise de conteúdo netnográfico por meio de reportagens publicadas em três distintos portais de comunicação local: “O Imparcial”, “Imirante.com”e “Jornal Pequeno”, entre os períodos de 2020 a 2022. O recorte metodológico tomado leva em consideração a pesquisa bibliográfica e documental, além de caracterizar como pesquisa exploratória e descritiva. Quanto a análise qualitativa das reportagens identificadas, adotou-se palavras-chave pré-definidas, para mapeamento das reportagens nos portais de notícias, criando assim uma base de dados que foi analisada por meio do software livre “IRaMuTeQ”. Os primeiros resultados apontam que o centro histórico de São Luís apresenta dentre vários problemas, sendo o mais citado e encontrado nas fontes acima os problemas de infraestrutura dos casarões, sendo recorrente a ausência da iniciativa privada acarretando sérios problemas na paisagem do centro histórico. Ao longo dos últimos dois anos, a paisagem urbana no centro histórico de São Luís vem incorporando novas abordagens e formas, principalmente ocasionadas por políticas públicas de preservação e turismo, que ganharam força nas décadas de 70 e anos 2000, possibilitando uma mudança paisagística principalmente na área de reconhecimento da UNESCO.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - KLÁUTENYS DELLENE GUEDES CUTRIM - UFMA
Externo à Instituição - PROTÁSIO CESAR DOS SANTOS - UFMA
Presidente(a) - 949.198.523-04 - SAULO RIBEIRO DOS SANTOS - UFMA
Notícia cadastrada em: 14/03/2024 14:50
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer1.s1i1