Banca de DEFESA: LEANDRO FONSECA LIMA

DISCENTE: LEANDRO FONSECA LIMA
DATA: 15/04/2024
LOCAL: A defesa será realizada de forma remota na Plataforma Microsoft Teams

DISCURSOS SOBRE O CORPO HUMANO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Corpo Humano; Pesquisa Documental; Estudos Culturais; Educação Física
Cultural.

ÁREA: Educação

A pesquisa intitulada “Discursos sobre o corpo humano nos livros didáticos de Educação Física

dos anos iniciais do Ensino Fundamental” teve como objetivo analisar, a partir da perspectiva

teórico-metodológica dos Estudos Culturais em Educação, os discursos sobre o corpo humano

presentes em livros didáticos de Educação Física dos anos iniciais do Ensino Fundamental

adotados na rede municipal de ensino de São Luís, Maranhão, Brasil. Portanto, problematizou

que os conhecimentos sobre o corpo humano apresentado para os professores e as professoras desenvolverem aulas com os alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental devem ir além de saberes biológicos, contemplando saberes sociais, culturais e psicológicos. Levando desta maneira estes estudantes conhecerem seu próprio corpo melhorando o cuidado e posicionando- o na sociedade em que vivemos, respeitando suas diferenças e as das pessoas em sua volta. Trata-se de uma pesquisa documental, de cunho qualitativo, que trabalhou com discursos e representações que precisam ser compreendidos, analisados e problematizados, preocupando- se em compreender relações, valores, atitudes, crenças, hábitos e representações e a partir desse conjunto de fenômenos humanos gerados socialmente. Como procedimentos metodológicos da referida pesquisa documental, foram analisados dois manuais do componente curricular de Educação Física da coleção Mais Buriti da autora Marisa Martins Sanchez, editora Moderna, do ano de 2021, dos anos iniciais do Ensino Fundamental do município de São Luís, Maranhão, Brasil. O estudo foi pautado no currículo cultural da Educação Física, entendida como uma manufatura coletiva, pois a coletividade, a cooperação e a participação conferem atualidade e relevância para os debates do campo da Educação Física. Concluímos que um ensino que se propõe ser construído com o outro, nas relações cotidianas da Educação Física escolar, em que pesem significados diversos, plurais e de reconhecimento de diferença. Sendo assim, seráimportante ampliar a discussão do  tema corpo humano na escola, trazendo a busca pela compreensão desse corpo enquanto histórico, sociocultural, político e econômico que perpassa as dimensões biológicas.

Externo à Instituição - CAROLINA VASCONCELOS PITANGA - null
Presidente(a) - 7336 - JACKSON RONIE SA DA SILVA