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DISCURSOS SOBRE O CORPO HUMANO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Corpo Humano; Pesquisa Documental; Estudos Culturais; Educação Física
Cultural.
A pesquisa intitulada “Discursos sobre o corpo humano nos livros didáticos de Educação Física
dos anos iniciais do Ensino Fundamental” teve como objetivo analisar, a partir da perspectiva
teórico-metodológica dos Estudos Culturais em Educação, os discursos sobre o corpo humano
presentes em livros didáticos de Educação Física dos anos iniciais do Ensino Fundamental
adotados na rede municipal de ensino de São Luís, Maranhão, Brasil. Portanto, problematizou
que os conhecimentos sobre o corpo humano apresentado para os professores e as professoras desenvolverem aulas com os alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental devem ir além de saberes biológicos, contemplando saberes sociais, culturais e psicológicos. Levando desta maneira estes estudantes conhecerem seu próprio corpo melhorando o cuidado e posicionando- o na sociedade em que vivemos, respeitando suas diferenças e as das pessoas em sua volta. Trata-se de uma pesquisa documental, de cunho qualitativo, que trabalhou com discursos e representações que precisam ser compreendidos, analisados e problematizados, preocupando- se em compreender relações, valores, atitudes, crenças, hábitos e representações e a partir desse conjunto de fenômenos humanos gerados socialmente. Como procedimentos metodológicos da referida pesquisa documental, foram analisados dois manuais do componente curricular de Educação Física da coleção Mais Buriti da autora Marisa Martins Sanchez, editora Moderna, do ano de 2021, dos anos iniciais do Ensino Fundamental do município de São Luís, Maranhão, Brasil. O estudo foi pautado no currículo cultural da Educação Física, entendida como uma manufatura coletiva, pois a coletividade, a cooperação e a participação conferem atualidade e relevância para os debates do campo da Educação Física. Concluímos que um ensino que se propõe ser construído com o outro, nas relações cotidianas da Educação Física escolar, em que pesem significados diversos, plurais e de reconhecimento de diferença. Sendo assim, seráimportante ampliar a discussão do tema corpo humano na escola, trazendo a busca pela compreensão desse corpo enquanto histórico, sociocultural, político e econômico que perpassa as dimensões biológicas.