A Educação Ambiental como ferramenta para análise das principais implicações socioambientais na Vila Luizão, São Luís-Ma
Vila Luizão. Problemas socioambientais. Pesquisa-ação. Educação Ambiental.
A Vila Luizão surgiu no início da década de 1990 como alternativa de moradia no contexto da segregação socioespacial vivenciada na capital maranhense. Tal processo regido pela lógica de produção capitalista aliada à atuação controversa do Estado determinou o surgimento de ocupações espontâneas lideradas por comunidade de baixa renda. Objetivou-se nesta pesquisa analisar os principais problemas socioambientais da área através da metodologia pesquisa-ação com o uso da ferramenta Educação Ambiental, a qual de maneira participativa contribuiu ao diagnóstico das mazelas urbanas através da pesquisa de campo investigativa e real, além do planejamento de ações coletivas. Fontes secundárias somaram-se à coleta primária de materiais afetos à percepção ambiental enriquecida por entrevistas abertas e semiestruturadas as lideranças comunitárias. Na fundamentação teórica das análises, buscou-se apoio a autores que abordam a temática trabalhada, os quais se pode citar Thiollent (2004), Diniz (1999), Ferreira (1999), Maricato (1996) e IBGE (2010). Destaca-se que a natureza da questão ambiental, a partir da compreensão de que sociedade e meio ambiente são inseparáveis, visto ser o mundo material recortado por sujeitos que constroem projetos distintos de uso e significação do espaço. Neste âmbito, o espaço urbano apresenta-se como referência singular para compreensão da problemática socioambiental e a resolução coletiva através da pesquisa-ação.