PRESSÕES E CONFLITOS NA TERRA INDÍGENA ALTO TURIAÇU – MA
Alto Turiaçu. Comunidades Indígenas. Conflitos. Municípios
Seguimos com o presente relatório no intuito de apresentar nossa jornada, desde o início da seleção do programa, ao presente momento, em que temos definido nossa fundamentação teórica, os procedimentos metodológicos e a pesquisa in loco realizada, bem como a visão alcançada na produção cientifica. O relatório de qualificação, apresenta-se com o título da pesquisa, Pressões e Conflitos na Terra Indígena Alto Turiaçu – Ma. Propomos discutir uma temática bastante pertinente na geografia, para tanto, discutimos nos resultados parciais os capítulos que contemplam a realidade da TI Alto Turiaçu, com seus problemas e entraves, território esse, que permanece em uma rede de fenômenos estruturantes e estruturados a partir de relações de poder e denotam contradições conexas das conflitualidades existentes. Em todo o globo, os conflitos se fazem presentes, sejam da ordem política, econômica, cultural, ideológicas, por terras, e os fatores nem sempre seguem um padrão, ou detém apenas um motivo, sendo muitas vezes complexos, entretanto, na maioria dos casos, pode-se constar o dito “desenvolvimento moderno”, sendo este fruto do capitalismo, como mola propulsora de vários conflitos. Assim, a Terra Indígena Alto Turiaçu também apresenta contextos de conflitos e analisar esses conflitos é o bojo da nossa pesquisa. A parte introdutória do relatório de qualificação vai apresentar nosso tema e sua relevância, os objetivos, nossa fundamentação teórica no capitulo dois, e os procedimentos metodológicos adotados no capitulo três, dedicamos o capitulo quatro a Terra Indígena e suas características e dinâmicas, discorreremos então sobre os resultados alcançados até o momento. Por fim, nossas reflexões acerca dos conflitos e pressões que ditam problemas neste recorte. Compreendemos que a jornada ainda está no seu percurso, onde se vislumbra mudanças, haja vista que são bem vindas em seu caráter de melhoria para a pesquisa, bem como as colocações pertinentes e construtivas da banca de qualificação.