ECONOMIA POLÍTICA DA CIDADE E DIGITALIZAÇÃO EM SÃO LUÍS: a plataformização dos serviços de entrega de comida
Economia Política da Cidade. Digitalização. Plataformização. São Luís. iFood.
A plataformização é derivada da intensa digitalização do espaço e se apresenta como uma das feições do mundo atual. Em consideração a isso, esses fenômenos foram assimilados nesta pesquisa por meio de movimento de método: do sistema-mundo às situações geográficas da cidade. A fim de discutir os usos do território e a economia política da cidade (Santos, 2012 [1994]), este trabalho analisou a operação de empresas de plataforma do segmento de entrega de comida em recorte empírico na cidade de São Luís. A pesquisa teve interesse particular no trabalho realizado por entregadores cadastrados na plataforma do iFood e em estabelecimentos locais que utilizam esses serviços na cidade. Além disso, procurou-se discorrer sobre a condição hegemônica do iFood em São Luís, e como o território acolhe e reage aos desígnios dessa empresa. O objetivo geral consistiu em analisar as dinâmicas da economia política da cidade a partir da digitalização do território e plataformização dos serviços de entrega de comida em São Luís - MA. Quanto aos objetivos específicos, buscou-se responder quatro, listados da seguinte forma: i) contextualizar a difusão territorial da digitalização e da plataformização dos serviços de entrega de comida, mediante enfoque que contemple do sistema-mundo à economia política da cidade; ii) enfatizar a operação do iFood no território nacional e em situações geográficas de São Luís, através de seus nexos territoriais no contexto de plataformização dos serviços de entrega; iii) identificar na economia política da cidade as dinâmicas territoriais de trabalho e as formas de organização e cooperação dos entregadores por plataforma e; iv) caracterizar a atuação de empresas de Plataforma de Cardápio Digital e os usos de Plataformas Próprias de Pedido em estabelecimentos da cidade de São Luís. Em seus procedimentos metodológicos, o trabalho recorreu a levantamento bibliográfico e de dados e informações sobre a temática proposta; ao uso de metodologias mistas, como observação em campo, entrevistas e questionários; a organização dos resultados se deu por meio de mapas, figuras, tabelas, quadros, gráficos e uso de fotografias. Como resultados, apreendemos aspectos relacionados ao trabalho dos entregadores em suas formas de organização e dinamização na cidade. Ainda, discutimos o papel das empresas de Plataforma de Cardápio Digital, Anota AI e MenuDino, e das empresas de Plataforma Própria de Pedido, CCM Pedido Online e Neemo Delivery App, em meio a adesões e resistências aos interesses do iFood em áreas selecionadas de São Luís.