PAISAGEM URBANA NO CENTRO HISTÓRICO DE SÃO LUÍS (MARANHÃO): uma análise de conteúdo a partir da netnográfia em meios de comunicação.
Centro histórico de São Luís. Netnografia. Paisagem urbana. Território.
A paisagem é uma das categorias de análise da ciência geográfica, portanto, torna-se fundamental compreender, por meio de conteúdo netnográfico, como que os meios de comunicação (mais especificamente os jornais da cidade de São Luís) apontam por meio de matérias publicadas virtualmente a evolução da paisagem por meio de abordagens geográficas quanto a fatores diversos do ambiente, no território do centro histórico de São Luís (Maranhão), patrimônio mundial pela UNESCO. Desta forma, objetiva-se analisar a evolução da paisagem urbana do território centro histórico de São Luís (Maranhão), através de análise de conteúdo netnográfico por meio de reportagens publicadas em três distintos portais de comunicação local: “O Imparcial”, “Imirante.com”e “Jornal Pequeno”, entre os períodos de 2020 a 2022. O recorte metodológico tomado leva em consideração a pesquisa bibliográfica e documental, além de caracterizar como pesquisa exploratória e descritiva. Quanto a análise qualitativa das reportagens identificadas, adotou-se palavras-chave pré-definidas, para mapeamento das reportagens nos portais de notícias, criando assim uma base de dados que foi analisada por meio do software livre “IRaMuTeQ”. Os primeiros resultados apontam que o centro histórico de São Luís apresenta dentre vários problemas, sendo o mais citado e encontrado nas fontes acima os problemas de infraestrutura dos casarões, sendo recorrente a ausência da iniciativa privada acarretando sérios problemas na paisagem do centro histórico. Ao longo dos últimos dois anos, a paisagem urbana no centro histórico de São Luís vem incorporando novas abordagens e formas, principalmente ocasionadas por políticas públicas de preservação e turismo, que ganharam força nas décadas de 70 e anos 2000, possibilitando uma mudança paisagística principalmente na área de reconhecimento da UNESCO.