A PERCEPÇÃO AMBIENTAL SOBRE AS TRANSFORMAÇÕES SÓCIO-ESPACIAIS DO POVOADO PINDAÍ – ILHA DO MARANHÃO/ MA
Fenomenologia. Lugar. Pindaí. Percepção Ambiental. Transformação Sócio-espacial.
O povoado Pindaí insere-se em dois municípios: Paço do Lumiar e São José de Ribamar; ambos localizados na mesorregião norte maranhense e na microrregião da aglomeração urbana de São Luís, na Ilha do Maranhão; trata-se, portanto, de um povoado limítrofe que se estabelece à margem da MA - 201. Diante das mudanças que ocorreram no povoado Pindaí ao longo dos últimos 20 anos, surgiram algumas inquietações e motivações para realização deste estudo: Como as transformações sócio-espaciais são percebidas pelos sujeitos? E quais implicações representam à coletividade do Lugar? Na expectativa de responder a estes questionamentos traçou-se os seguintes objetivos, enquanto Geral: Interpretar a Percepção Ambiental dos sujeitos sociais sobre o processo de transformação sócio-espacial e como Específicos: Levantar os traços geográficos, históricos, culturais e socioambientais; Caracterizar a configuração do povoado Pindaí com base em dados georreferenciados e dados descritivos dos sujeitos sociais e por fim, Realizar exposição cartográfica e fotográfica (Geofotos), com imagens do cotidiano e inserido em um processo de construção participativa no Lugar. Utilizou-se uma abordagem fenomenológica calcada na pesquisa qualitativa, pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Como resultados, tem-se o aporte teórico conceitual do trabalho, os traços geográficos, históricos, culturais e socioambientais do povoado Pindaí, com a delimitação e localização da área de estudo, a descoberta da ancestralidade indígena Gamela como sendo os seus primeiros habitantes, observação sobre o padrão construtivo das casas, que em sua maioria eram de taipa e palha, a renda basicamente da agricultura, do extrativismo do coco babaçu e da pesca, e a identificação do patrimônio arqueológico como a Camboa de Pedra e os Sambaquis que estão relacionados com esta herança dos povos originários. Foi elaborado o mapa da religiosidade, um aspecto cultural muito diverso que destaca-se os cultos de matriz africana com a presença de Terreiro de Mina e de Umbanda, das Igrejas Evangélicas principalmente neopentecostais e a Igreja Católica. Foi constatado que o processo de urbanização intensificou as alterações no Lugar como mudanças no padrão de moradia, impactos ambientais (aumento dos resíduos sólidos e degradação do Rio Santo Antônio). Afirma-se que a percepção ambiental dos sujeitos sociais sobre o processo de transformação sócio-espacial no povoado está muito viva e com a ciência sobre as novas marcas de cercamento, da relação de vizinhança e a presença da violência e drogas. Assim, o estudo pretende avançar com mais entrevistas, construção do mapeamento participativo, visitas/envio de e-mails e telefonemas aos órgãos públicos, para tornar consolidado o trabalho.