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A HISTÓRIA DA AMÉRICA LATINA NA SALA DE AULA: apontamentos críticos e propostas didáticas.
E com o título provisório do Produto Educacional: DITADURAS LATINO-AMERICANAS EM TELA: uma proposta de estudo a partir da abordagem comparada de obras cinematográficas.
Ensino de História, América Latina, Sequências Didáticas.
O presente trabalho visa elaborar um diagnóstico sobre a abordagem do Ensino de História da América Latina em escolas de nível médio pertencente à rede estadual de Ensino Básico de São Luis/Maranhão. Problematiza-se o lugar que a História da América Latina ocupa dentro do Ensino de História e quais as repercussões disto nas representações, concepções e visões de América Latina que os alunos assumem. Para tanto, analisaremos os relatos de docentes e discentes, obtidos através de entrevistas respaldadas pela metodologia da Historia Oral, de três escolas em particular: do Centro de Ensino Paulo VI (Colégio Aplicação da Universidade Estadual do Maranhão), do Liceu Maranhense e do Centro de Ensino João Lisboa. Entendemos a identificação desses posicionamentos como um ponto de partida necessário para a elaboração de um material destinado aos docentes com propostas de sequências didáticas pautadas em obras cinematográficas sobre as Ditaduras Militares brasileira, argentina e chilena, articuladas pela perspectiva da História Comparada/Conectada. Analisaremos as repercussões e possíveis impactos da aplicabilidade das sequências didáticas entre os alunos através de oficinas que serão realizadas nas escolas. Espera-se que o material sirva de parâmetro para uma abordagem adequada da História da América Latina, que possa servir de referência na formação de professores.