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HISTÓRIA E MEMÓRIA DA QUESTÃO AGRÁRIA NO MARANHÃO NA DÉCADA DE 1980: a linguagem audiovisual como recurso para o Ensino de História.
E com o título provisório do Produto Educacional: A QUESTÃO AGRÁRIA MARANHENSE A PARTIR DOS AUDIOVISUAIS.
Ensino de História; Questão Agrária; Audiovisuais
A partir do final da década de 1960, diante das mudanças em curso com a Ditadura Civil- Militar, utilizando-se do discurso de modernização e desenvolvimento, milhares de camponeses são expulsos de diversas áreas rurais dos estados brasileiros, e intensificam-se os conflitos e as contradições envolvendo a questão fundiária no país. Deste modo, esta pesquisa toma como objeto a Questão Agrária e a inserção de sua temática nas aulas de história. Assim, propomos a elaboração de um manual didático que contemple audiovisuais sobre a temática da questão agrária no Maranhão, como possibilidade de abordagens sobre acontecimentos históricos e contribua para a prática docente. Através da análise de jornais e das crônicas do Frei Adolfo Temme e de entrevistas propomos analisar as experiências de trabalhadores rurais na década de 80, suas estratégias de resistência e formação política no campo maranhense, palco de conflitos agrários que desencadearam ações violentas e na suspensão de direitos nos ditames de um Estado de exceção.