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Título do Trabalho: JORNALISMO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA: os casos de impeachment de Fernando Collor de Mello (1989-1992) e Dilma Rousseff (2014-2016) através dos veículos de imprensa nacional.
Título Provisório do Produto: DEMOCRACIA BRASILEIRA EM CRISE
Ensino de História. Impeachment. Golpe. Imprensa. Paradidático.
O presente estudo pretende fazer um estudo sobre o processo de impedimento de Fernando Collor de Mello (1992) e Dilma Rousseff (2016) identificando as semelhanças e diferenças nesses dois períodos históricos. Mais precisamente, analisar as principais características desses dois momentos de impedimentos através do jornalismo nacional e maranhense. Para tanto, serão analisadas referências bibliográficas que tratam sobre o tema com o intuito de entender a conjuntura política durante o governo do “Caçador de Marajás” e da presidenta Dilma Rousseff. A temática se justifica pela importância de se discutir os processos de impeachment na Nova República e entendimento dos limites da democracia brasileira construída pós Regime Empresarial Militar. A partir da análise das reportagens e dadas fotografias veiculadas durante os referidos, o estudo pretende mapear a crise de hegemonia dos dois governos apontando as causas para o impeachment sofrido por Collor em 1992 e o Golpe enfrentado por Dilma em 2016. Além do texto dissertativo, também será elaborado um paradidático, voltado aos alunos da educação básica, que pretende levar para a sala de aula a temática de modo mais simples e didático através dos jornais e fotografias nacionalizadas durante os anos de 1990-1992 e 2014-2016.