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MEMÓRIA DE MULHERES-PROFESSORAS: um estudo de gênero e identidade social na Comunidade Quilombola do Damásio.
Título Provisório do Produto: "MINHA PLANTA... TEM RAIZ".
Ensino de História, Mulheres, Quilombo.
O presente trabalho intitulado Memórias de Mulheres-Professoras: um estudo de gênero e identidade social na Comunidade Quilombola do Damásio tem por objetivos investigar como as memórias de mulheres-professoras das comunidades remanescentes quilombolas do Damásio, no munícipio de Guimarães-MA, expressam a construção de suas identidades sociais e representatividade nos locais em que vivem; conhecer as memórias de mulheres professoras da comunidade; compreender que fatores influenciaram a escolha profissional de mulheres professoras em relação ao magistério; identificar a auto percepção destas mulheres professoras em relação a sua identidade de mulheres, professora e quilombola e analisar como a formação educacional das mulheres professoras influenciaram a sua representatividade social na comunidade. Para a concretização desta pesquisa foram realizadas revisões bibliográficas acerca do objeto de estudo e visitas ao quilombo da comunidade do Damásio. Este estudo é realizado a partir dos pressupostos da nova história que sustenta a escrita da história das mulheres, sendo assim, tem como enfoque metodológico a história oral, pois conta com métodos e técnicas importantes para o conhecimento das memórias das mulheres professoras quilombolas. Discorre-se a luz das contribuições de autores acerca das relações de gênero, identidade social e representatividade das mulheres professoras quilombolas cenário brasileiro, em especial no município de Guimarães, que através das narrativas, ressignificam valores perdidos pelas ações corriqueiras construídas nas praticas educacionais e sociais que dificultam a reflexão e o desenvolvimento do processo de e suas identidade. Portanto, retratar as memórias de mulheres professoras quilombolas contribuem para o papel de afirmação da identidade social e de representatividade em suas comunidade.