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A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA
Título Provisório do Produto: O CAMINHO SE FAZ CAMINHANDO: ensino de História e cultura afro-brasileira e africana
Professores, Formação Continuada, História e Culturas Africana e Afrobrasileira
A construção de um currículo voltado para a diversidade cultural brasileira, ganhou um novo sentido com a promulgação da Lei 10.639/03. Esse fato trouxe novas demandas para a formação de professores, considerando-os como os principais sujeitos mediadores do processo de ensino-aprendizagem, razão pela qual precisam ter embasamentos para implementar a Lei 10.639/03 no âmbito da escola. O presente trabalho tem como principal objetivo desenvolver uma Formação Continuada para Professores e Professoras sobre o Ensino de História e Culturas Africana e Afro-brasileira. Desta maneira, neste estudo apresentamos discussões referentes a Historiografia, Ensino, Currículo e Legislação Educacional, buscando analisar como vem ocorrendo a implementação da Lei 10.639/2003 que torna obrigatório o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana em São Luís frente as ações da Secretaria Estadual de Educação-SEDUC e Secretaria Municipal de Educação- SEMED e para tanto analisar como vem sendo oferecidas as Formações Continuadas para os professores da rede estadual e municipal de Ensino. Feita as análises, buscamos desenvolver um Plano de ação com uma Proposta de Formação Continuada que proporcione aos discentes uma aproximação e apropriação com conteúdos e metodologias para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana.