Telefone/Ramal: | Não informado |
SAMBA E IDENTIDADE NACIONAL NA ERA VARGAS: um guia didático para os professores e uma rede social para os alunos.
Título provisório do Produto: SAMBA E IDENTIDADE NA ERA VARGAS: um guia didático para os professores.
Ensino de História. Era Vargas. Samba
Este trabalho tem como propósito demonstrar a importância do samba enquanto fonte no ensino de História nas aulas da Era Vargas. Assim, faz-se necessário analisar uma breve história do samba percorrendo as suas linhas constitutivas pela história do Brasil, dialogando com a elaboração de uma memória e identidade nacional produzida através desse gênero musical durante o período estudado. A partir dessas análises será elaborado um guia didático para os professores, assim como, uma rede social para os alunos, visando analisar o samba e sua colaboração na consumação da memória e identidade nacional durante o período varguista, tendo como objetivo sua utilização no ensino de História. Defende-se que através desse objeto de análise será possível entender melhor o que ocorreu em um dos períodos mais polêmicos da História política do Brasil, o qual necessita ainda de materiais didáticos. Desse modo, o ponto central, consiste na análise dos sambas produzidos durante o período que retratem em suas letras o sentimento patriótico e a identidade padrão que o Estado desejava perpetuar na sociedade brasileira, possibilitando ao docente trabalhar esse conteúdo na Educação Básica através de outros prismas, proporcionando ao aluno, assim, o desenvolvimento de uma criticidade maior sobre esse contexto, por meio de uma fonte histórica tão rica e cheia de ensinamentos como o samba.