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O USO DA PERFORMANCE COMO METODOLOGIA DE CONSTRUÇÃO CÊNICA DENTRO DA ABORDAGEM HISTÓRICO E SOCIOCULTURAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: o caso dos pregoeiros de São Luís.
Ensino de História. Memória. Pregoeiro. Performance. Comércio informal.
Este trabalho explora a representação social atual que os alunos da rede pública de São Luís/MA fazem do profissional pregoeiro, figura típica na cidade desde o século XIX até a década de 1990. Destaca-se sua performance e pregões como características na arte de verder e persuadir. Quanto ao enfoque teórico, a pesquisa compreende o histórico sobre a vida dos pregoeiros e sua função social na economia local e as razões para as mudanças do exercício desta prática no contexto atual. O estudo baseou-se em pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo realizada em na escola de Ensino Médio da rede estadual de ensino, Liceu Maranhense bem como em entrevistas individuais com os pregoeiros. Os resultados mostram que houve significativa mudança na visão dos alunos sobre a profissão e sua relação com a população e significativa transformação nos termos e significados sobre o tema. Além de apontar o desaparecimentos de muitos desses personagens que fizeram parte da economia local e marcaram a memória individual e coletica da cidade.