Telefone/Ramal: | Não informado |
O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICs) NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE SÃO LUÍS: problema ou solução?
Título Provisório do Produto: TECNOLOGIAS DIGITAIS NA ESCOLA: conhecendo para utilizar - Manual do Professor.
Ensino de História, Sociedade da Informação, TICs, Professores de História.
O trabalho aqui apresentado aborda a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação na sala de aula pelos professores da disciplina de História da Rede Pública de Ensino das escolas de São Luís, e propõe através de uma pesquisa de campo com os docentes e as coordenações, a possibilidade conhecer a realidade vivida pelos professores em suas atividades escolares. A pesquisa também tem como objetivo a elaboração de um material complementar, que tem como título Tecnologias Digitais na Escola: conhecendo para utilizar - Manual do professor. Considerarmos no decorrer da pesquisa, que a Sociedade da Informação exerce grande influência em vários setores da sociedade, inclusive a educação, devido às transformações ocasionadas pelo desenvolvimento das tecnologias e criação da internet. Essas mudanças movem o Estado a regulamentar de forma sistemática a educação. Com as novas formas incorporadas ao segmento, a exigência de adaptações pelos agentes educacionais se faz presente, principalmente o professor, que agora tem a função de mediador do conhecimento, tendo uma maior contribuição para o crescimento social do estudante. Desta forma, temos que a disciplina de História pode contribuir de forma expressiva para tal objetivo, mas é necessário que o professor esteja preparado para tal tarefa, pois vivendo em um mundo informatizado, não pode ficar restrito à sua formação inicial.