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A ABORDAGEM DA HISTÓRIA LOCAL NO ENSINO: o sertão do Maranhão na educação básica.
Título Provisório do Produto: HISTÓRIA DO SERTÃO DO MARANHÃO.
Ensino de História, História Local, Sertão, Paradidático.
A carência de material didático referente à História do sertão do Maranhão, este presente estudo tem por finalidade a produção de um paradidático. O objetivo dessa produção é de inserir estudos de História Local na educação básica. Dessa maneira, a abordagem dessa pesquisa é a História Local, pois trabalhamos com um espaço localizado: região do sul do estado do Maranhão. As fontes trabalhadas para desenvolvimento desta pesquisa foram as literaturas de viagem, assim referente a viagem de Vicente Jorge Dias Cabral, documentos do Arquivo Histórico Ultramarino- Projeto Resgate (AHU-MA), da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro (BN-RJ) e do Arquivo Público do Estado do Maranhão (APEM), e documentos referente à Francisco de Paula Ribeiro compilados no livro: Francisco de Paula Ribeiro: desbravador dos sertões de Pastos Bons (2007) publicado pela Ética editora, além disso foi realizado um levantamento das produções historiográficas que tiveram o sertão do Maranhão como objeto de estudo para a produção do nosso material paradidático. Assim apesar da legislação educacional brasileira desde a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) em 1996 já ressaltar a necessidade de inserção dos estudos locais no ensino de História, notamos que ainda existe uma certa dificuldade de trabalhar esses conteúdos, principalmente devido à falta de material, dessa maneira, nossa intenção é dar espaço ao sertão do Maranhão nas aulas de História a partir do paradidático aqui proposto, levando em consideração a literatura de viagem e as produções referente ao sertão que foram fundamentais para a produção do nosso produto final.