Telefone/Ramal: | Não informado |
POR UMA HISTÓRIA ICONOGRÁFICA: estratégias didáticas para o uso de imagens no ensino de História.
Título Provisório do Produto: LENDO IMAGENS: elas não falam sozinhas, mas só se interrogadas de maneira apropriadas.
Ensino de História. Fontes Iconográficas. Leitura de imagem.
A presente pesquisa visou a reflexão acerca da importância da leitura das fontes iconográficas e/ou imagens visuais inseridas nos livros didáticos de História. Este estudo teve como objetivo geral compreender como a prática de leitura das fontes iconográficas tem sido abordada pelos professores de História. São perguntas centrais aos problemas: podemos afirmar que o uso de iconografias enquanto meio de ensino disponíveis nos livros didáticos de História, tem sido incorporado à prática pedagógica do professor em sala de aula? O que fazer para saber trabalhar com esse vasto campo da iconografia? Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa de campo de natureza descritiva com abordagem quali-quantitativa, cujos instrumentos de coleta de dados foram observação direta não participante, questionários, análise documental (dois livros didáticos) e entrevistas aplicadas no 1º ano do Ensino Médio nas escolas públicas de São Luís – MA, a saber: Centro de Ensino Paulo VI e Colégio Universitário – COLUN, tidas como escolas de aplicação (CAPs) das Universidades Estadual e Federal do Maranhão, respectivamente. Sob esse fundamento, a pesquisa teve como objetivos específicos relatar a abordagem dos livros didáticos e a percepção dos alunos acerca da utilização de imagens como recurso pedagógico para o ensino de História; descrever como se dá o processo ensinoaprendizagem na escola por meio do uso dessas fontes; verificar junto aos professores se há investimentos na construção da competência para utilização dos recursos iconográficos. Neste sentido, ao conhecer as possíveis dificuldades e os desafios encontrados por parte dos professores na abordagem das imagens-texto em sala de aula, desenvolvemos como produto pedagógico o Caderno Temático intitulado Lendo Imagens, voltado para o apoio a professores com proposta de fomentar sua prática pedagógica quanto ao uso desse recurso visual. Ressaltamos que a intenção da pesquisa foi produzir nos docentes uma percepção e postura plural e interativa em sua práxis, que levem os seus alunos reconhecer o lugar das imagens como evidência histórica.