Telefone/Ramal: | Não informado |
QUANDO LEÕES CONTAM HISTÓRIAS: contos como recurso didático no ensino de História e Cultura Africana.
Título Provisório do Produto: TECELÕES DO TEMPO: manual de ensino de história africana.
Ensino de História; Contos; Recurso didático; África Ocidental
O ensino de história é perpassado pela historiografia ocidental que produziu de lugares de memória em consonância aos seus escritores, europeus, e também com os povos que vieram a manter contato com estes. No que diz respeito à produção de identidades individuais e coletivas afirmou posições políticas de dominação e subordinação desde o século XVIII, incidindo diretamente na fabricação de imaginários sociais. Este trabalho tem como objetivo compreender o processamento das historicidades de povos de África Ocidental através de contos levando em consideração a escrita de um conhecimento histórico que corresponda à superfície social onde essas narrativas foram produzidas numa proposta de abordagem decolonial. Utilizar-se-á como metodologia a História Social Inglesa compreendendo como a experiência social nessa região de África é essencial para a análise das evidências presentes nas narrativas como fonte histórica e recurso didático no estabelecimento de uma educação africentrada no Brasil.