Telefone/Ramal: | Não informado |
A ÁFRICA E OS AFRICANOS NO CINEMA: imagens em movimento como recurso didático para o Ensino de História.
Ensino de História, Cinema, invenção de África.
Em um momento em que os historiadores são chamados a refletirem suas práticas, muito atrelada a renovação experimentada no campo historiográfico, ou seja, com o surgimento da nova história, novas técnicas de abordagens e novos objetos foram incorporados ao campo. Desse modo, o cinema e outras linguagens apresentam-se como novas ferramentas metodológicas para o trabalho que se pretende chamar de historiográfico. De modo semelhante os estudos que tratam de África apesar de terem dado um salto quantitativo nas últimas décadas no que diz respeito a suas realizações, ainda se mostram insipientes se comparados a outras vertentes de preocupações entre os historiadores. Sob este prisma, portanto, o presente trabalho tem por objetivo construir sequências didáticas para o ensino de História da África através do cinema. Analisam-se as relações entre cinema e História, tentando acentuar o momento em que esta linguagem passou a ser incorporada como monumento legítimo dos historiadores e aborda-se como o cinema é utilizado como ferramenta pedagógica dentro da sala de aula. Este trabalho visa, ainda, analisar os principais discursos responsáveis pelo processo de invenção da África.