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PARA SER UM ROMANO: reflexões acerca dos modelos de cidadão em Catão e Cícero nos primeiros séculos da república
PRODUTO: Aplicativo "Desvendando a República Romana"
Ensino. Roma. República.
A sociedade romana tem seu legado diluído em nossa cultura nos mais diversos aspectos, inclusive no educacional. O trabalho aqui apresentado trata-se de um estudo acerca da perspectiva educacional romana no período da República (509 a27 a. C) com destaque para os dois primeiros séculos, levando em consideração as perspectivas de Catão e Cícero e como estes perceberam a República e o papel da educação na manutenção desta. A leitura das obras desses autores e do contexto onde estes escreveram se mostrou muito importante para compreendermos esse momento e para entendermos a busca pela construção de um modelo de cidadão ideal na Roma Republicana. Para esta tarefa, partiremos da perspectiva de que a educação romana pode ser dividida em dois momentos. O primeiro momento pode ser definido como o de uma educação um pouco mais limitada ao viés prático que permanece até a conquista do território grego. Porém, a partir dessa dominação a influência grega vai afetar diretamente a forma de educar dos romanos, nos apresentando o que seria o segundo momento, onde a educação vai passer por uma fase de mudança e incorporação de novos aspectos. Nesse ponto, portanto, buscaremos refletir sobre o lugar destes modelos educacionais no interior do momento que a sociedade atravessava. Este lugar pode ser percebido relacionando-o aos interesses políticos e ideológicos, que nortearam uma mudança nos comportamentos. Em sua maioria, toda e qualquer perspectiva do que formavam o cidadão romano e perdurou pelos períodos a seguir, se deu em um modelo formado durante o período da República. Nessa etapa da história romana, se formaram o que chamamos de valores do cidadão romano que vão continuar até mais ou menos o fim da republica e começo do Império.