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EL ABRAZO DE LA SERPIENTE: o cinema e o ensino de História e Cultura Indígena em sala de aula
PRODUTO: Blog Cobra Grande
Ensino, História Indígena, Cinema, Decolonialidade.
O presente trabalho tem como proposta indicar, baseado na análise da obra cinematográfica ficcional O Abraço da Serpente (2016), do diretor colombiano Ciro Guerra, de que forma a mesma pode auxiliar nas discussões sobre a mudança nas representações acerca das identidades étnicas na América Latina, bem como a oposição entre os pressupostos epistemológicos eurocentrados e as emergências étnicas nos contextos pós-coloniais. Tendo como pano de fundo da narrativa o tema do choque de culturas e o histórico de contato entre viajantes e pesquisadores estrangeiros e os povos nativos amazônicos, em inícios do século XX, e partindo de uma noção de perspectivismo ameríndio, buscamos compreender como as cosmovisões dos povos indígenas do noroeste amazônico representados no filme, partem de relações ontológicas específicas distanciadas da oposição homem/cultura x natureza, além de refletir sobre o amplo debate acerca da produção do conhecimento entre universos epistemológicos antagônicos, fundamentado em um referencial teórico decolonial. A partir da proposta de criação de um blog, construído com o resultado dos exames aqui realizados, como produto e recurso pedagógico de uso para o aperfeiçoamento e formação continuada do professor de história da educação básica para o trabalho da temática indígena em sala de aula, pretendemos que tais reflexões contribuam com uma educação para as relações étnico raciais, visando o respeito à alteridade, assim como a utilização do cinema como meio para a implementação do ensino da história e cultura indígena circunscrita à determinação da lei 11.645/2008 em uma perspectiva pluriétnica e intercultural.