Telefone/Ramal: | Não informado |
OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA EGRESSOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO E O ENSINO DA HISTÓRIA: reflexos da Dimensão Prática na Universidade sobre o cotidiano escolar do professor de história.
Ensino de História. Formação inicial. Estágio. Professor-pesquisador.
Buscando compreender como vem sendo desenvolvido o estágio na formação inicial de professores(as) de História oferecida pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) em São Luís, analisa-se os documentos legais referentes a atuação do estágio nesse curso. Também se analisa os relatórios de estágios realizados entre os anos de 2012 a 2015 no Ensino Médio. Procura-se, em seguida, constatar nas palavras dos(as) estudantes egressos(as) da instituição hoje atuantes na Educação Básica, através de entrevistas, como consideram a importância do estágio vivenciado para sua atuação docente. Assim, possibilita-se abarcar como ocorre esse estágio e traçar as principais problemáticas, tanto para a instituição como para os(as) estagiários(as). Decorrente disso, propõe-se a efetivação do estágio como disciplina possibilitadora da pesquisa. Esta proposta para o estágio é desenvolvida para que os tópicos da observação e da regência possam ser melhor desenvolvidos e exigidos dos(as) estagiários(as).