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A ESTÉTICA DOS CABELOS CRESPOS: IDENTIDADE NEGRA E RESISTÊNCIA NO COTIDIANO ESCOLAR EM PEDREIRAS-MA.
Escola; Estética Negra; Identidades; Cabelo crespo; Catálogo Afro.
A presente dissertação tem como objetivo geral analisar as representações sobre o corpo, a estética e as identidades de jovens negras na contemporaneidade, tendo como espaço de análise uma escola da educação básica do município de Pedreiras-MA, o Centro de Ensino Oscar Galvão. Recorrendo a uma perspectiva interdisciplinar e com base em procedimentos metodológicos variados, tais como observação direta, entrevista, aplicação de questionários e realização de oficinas, procuramos desenvolver uma escuta atenta ao que jovens negras tinham a dizer sobre seus cabelos e suas experiências corpóreas dentro e fora do ambiente escolar. Ícone de uma identidade em movimento, e muito longe de ser uma escolha anódina, o uso do cabelo crespo natural por jovens negras é compreendido aqui como um ato de resistência, de demarcação da diferença e de simbolização identitárias, cujo sentido se inscreve em uma posição específica no mundo social. Além disso, ao problematizar sobre o processo de construção da identidade racial de jovens negras, indagando-as sobre suas experiências estéticas e corpóreas, procuramos não somente descortinar as formas dissimuladas de discriminação e preconceito racial ainda persistentes no cotidiano escolar, como também contribuir para a construção de propostas pedagógicas que positivem a identidade, o cabelo e o corpo negros no espaço em pauta. Consequentemente, como forma de valorizar a auto-estima dessas jovens e combater a discriminação racial na escola, confeccionou-se um “catálogo afro” com as histórias de vida das jovens pesquisadas. O catálogo será utilizado como material didático e disponibilizado para a comunidade escolar.