Telefone/Ramal: | Não informado |
HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA DE ALCÂNTARA: uma proposta para o ensino fundamental.
Ensino de História. Alcântara. CLA.
Este estudo tem por objetivo desenvolver quadros temáticos e de análise sobre a produção acadêmica nacional da história contemporânea de Alcântara (1980-2000), relacionando o estudo da cidade como espaço de construção de identidade e a elaboração de práticas pedagógicas para o ensino fundamental. Ele se desenvolve a partir do mapeamento temático baseado na revisão bibliográfica sobre o tema, dos registros oficiais do Centro de Lançamento de Alcântara, Prefeitura Municipal e entidade de classe. Os três capítulos visam ao aprofundamento sobre as narrativas e discursos e a construção de sequências didáticas com o conteúdo de História para o ensino fundamental. O capítulo um trata das conexões entre as políticas de governo e o desenvolvimento do programa espacial brasileiro (1964-1980) e seu impacto na História de Alcântara. O capítulo dois apresenta dados sobre a rede de ensino fundamental em Alcântara e o significado do ensino de História local nas Diretrizes Curriculares do Maranhão e nos livros didáticos do PNLD. O capítulo dois avalia como a temática do ensino de História local é desenvolvida na rede de ensino municipal. O terceiro capítulo apresenta uma proposta de sequências didáticas destinadas ao ensino de História no ensino fundamental.