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ESCRAVIDÃO E COMÉRCIO DE AFRICANOS NO ENSINO DE HISTÓRIA: de uma abordagem teórico-conceitual a uma proposta para o uso de fontes e novas metodologias.
Comércio triangular e escravidão africana. Ensino de História. Fontes primárias nas aulas de História.
O presente trabalho é um guia de ensino da História do comércio triangular e da escravidão em África no século XVII destinado ao docente em suas aulas do fundamental maior. Para tanto, realizou-se um levantamento historiográfico e bibliográfico sobre como o tema comércio triangular e escravidão em África aparecem nos níveis acadêmicos e no ensino básico. Com vistas a construir uma justificativa para a construção do guia metodológico de fontes históricas no ensino de História e apontar críticas específicas sobre a temática referida acima, foram catalogados 14 sites de ensino de História destinados a informas os discentes, feito isto, buscamos entender como os sites abordaram esta temática, juntamente com análise de uma coleção de livros didáticos do 6º ao 9º ano aprovado pelo último PNLD e adotado nas escolas da rede básica de educação da cidade de Campo Maior- Piauí. Para a construção de um conjunto de estratégias didáticas de ensino sobre este tema são utilizadas as fontes da obra Monumenta Missionária africana em que correspondem a um conjunto de documentos entre 1685 a 1699 escritos por padres jesuítas e capuchinos na África ocidental em que estes narravam sobre as relações comerciais e a escravidão em África. O quadro teórico-metodológico que possibilitou a construção deste trabalho é formado pelas teses de Achile Mbembe (2001) e Valentim Mudimbe (2015) para construir uma crítica sobre as produções historiográficas contemporâneas sobre o tema em questão. Anderson Ribeira Oliva (2007) e Warley da Costa (2012) para entender como o ensino de História básica vem abordando esta temática. Além de Circe Bittencourt (2004) e Selva Guimarães (2010) para compreendermos os usos atuais que o ensino tem possibilitado com fontes e linguagens nas aulas de História.